Reforma deixa apartamento paulista com cara de loft novaiorquino

Com estilo industrial, arte de rua e elementos retrô, o projeto se uniu ao contexto do edifício, que é um marco da Arquitetura Moderna

Por Yara Guerra Atualizado em 9 fev 2022, 16h58 - Publicado em 9 dez 2021, 13h00
Eli Hayasaka/Casa.com.br

Localizado no encontro de duas importantes avenidas em São Paulo – Paulista e Consolação –, este apartamento recebeu um projeto de reforma do escritório Hoearquitetura, cujo objetivo era criar morada para um jovem solteiro da área de publicidade e cinema.

Com um estilo de vida dinâmico e amante das artes visuais e música, o morador buscava um espaço descontraído para relaxar e reunir familiares e amigos.

Eli Hayasaka/Casa.com.br

A proposta foi unir o estilo dele com o contexto do local em que o apartamento está inserido: o Edifício Anchieta, tombado pelo CONPRESP como patrimônio arquitetônico da cidade, projetado e construído em 1941 pelo escritório carioca MMM Roberto, é um marco da Arquitetura Moderna. Com pé-direito alto e caixilharia piso-teto, foi possível conferir a este apartamento uma atmosfera de loft.

Eli Hayasaka/Casa.com.br

Com o propósito de revelar o método construtivo da época, as paredes e a estrutura foram descascadas, expondo os elementos estruturais em concreto aparente e paredes feitas com tijolo de barro maciço. Além disso, as instalações elétricas e de iluminação também seguem a linguagem de ficarem expostas.

Veja também

Já os móveis foram desenhados utilizando perfis de ferro sem acabamento e madeira de demolição, e outros com estilo retrô, garimpados em lojas de antiguidades.

Continua após a publicidade

Eli Hayasaka/Casa.com.br

A decoração conta com as grandes paixões do morador: suas bicicletas, arte de rua, câmeras fotográficas antigas e elementos que demonstram seu grande apreço pela família e amigos.

O projeto de iluminação, por sua vez, foi desenvolvido juntamente com o Estúdio da Casa e usou iluminação indireta, como a luminária de ferro pendente da sala de estar, desenhada pela arquiteta Cecilia Horner Hoe, sócia-fundadora do Hoearquitetura; iluminação direta (com projetores, lâmpadas de LED instaladas diretamente nos perfilados) e cênica, como as lâmpadas de filamento de cobre, que proporcionam uma luz aconchegante.

Eli Hayasaka/Casa.com.br

O resultado foi um apartamento moderno cheio de personalidade, com ambientes amplos e totalmente integrados.

Confira mais fotos do projeto na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade