Continua após publicidade

Uso de madeira e tons neutros acolhem moradores em casa de 600 m²

O projeto do escritório Corradi Mello Arquitetura garantiu a identidade de cada um dos integrantes da família e um espaço ao sol

Por Redação
27 jul 2021, 13h00
1-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2_1000
No segundo andar da cobertura, onde está situada toda a área social do apartamento, todos os ambientes são integrados: living, home theater e sala de jantar (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Espaço para se deleitar ao sol – era esse um dos principais pedidos para a reforma desta cobertura de 600 m² em São Paulo, encabeçada pela arquiteta Camilla Corradi e a designer de interiores Thatiana Mello do escritório Corradi Mello Arquitetura.

Outro desejo era que o novo lar expressasse a identidade de cada um dos integrantes da família – um casal e seus dois filhos adolescentes –, e também contasse com um grande closet.

4-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2_1000
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

“De nacionalidade inglesa, o morador é apaixonado pelo sol tropical do nosso país. Por isso, a decisão pela cobertura aconteceu justamente pela possibilidade de desfrutar da área externa e o clima de São Paulo. Ao mesmo tempo, o closet foi a forma de agradar a esposa, que ao contrário do marido, não compartilha do mesmo estilo”, revela Camila.

Madeira e contrastes

 

2-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2_1000
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Entre as escolhas que pautaram a reforma, a madeira aparece como ponto focal com a lâmina natural de freijó, que reveste paredes e parte do mobiliário do apartamento. Na proposta do décor estão tons sóbrios e contemporâneos, evidenciando um contraste com as tonalidades de madeira.

Continua após a publicidade
15-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

No hall de entrada, por exemplo, o freijó nas paredes promove um aconchegante boas-vindas e as portas mimetizadas no painel colaboram para o visual clean adotado pelas profissionais. Discreta, a porta de entrada foi produzida em modelo pivotante e fica logo ao lado da outra que, de modo imperceptível, conduz à suíte máster.

Veja também

Intervenções

Para planejar o cômodo, a dupla da Corradi Mello realizou alterações significativas na planta baixa do apto por meio da demolição de algumas paredes e construção de outras, uma vez que esse espaço era, originalmente, a sala de estar, jantar e cozinha da cobertura.

9-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2_1000

Continua após a publicidade

 

Por ser um local aberto, fez-se necessário conceber um novo layout para que ocorresse a divisão do dormitório, banheiro e closet – que ocupou toda a sala de jantar.

Área íntima

 

5-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2_1000
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Como um dos destaques principais, a lareira passou por reformulações e agora compõe a decoração do dormitório. As profissionais conseguiram atender ao pedido de área generosa para armazenar roupas e itens pessoais, destinando todo o primeiro andar à ala íntima.

Na sequência do andar estão situados as suítes dos dois adolescentes. O freijó forma a marcenaria do painel da televisão, a escrivaninha para as atividades escolares e a continuidade que formam os dois nichos para expor a coleção de brinquedos e a cabeceira.

Os dois cômodos seguem o mesmo layout, diferenciando-se por detalhes como o tom da laca aplicado nas prateleiras e gaveteiros, o enxoval e os objetos eleitos para o décor.

Continua após a publicidade

Área social

 

11-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2
Os tons mais claros presentes no sofá, tapete e piso, tornam o ambiente relaxante e receptivo. O design das poltronas com estrutura de madeira conduz a modernidade e a atemporalidade da criteriosa seleção promovida por Camila e Thatiana (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Através de uma escada envelopada com mármore travertino e com um guarda corpo todo de vidro, Camila e Thatiana desenharam a área social constituída por um living, home theater, sala de jantar, cozinha e um terraço aberto que leva à piscina.

“Para o living, investimos em tons mais neutros que contrastam com pontos de madeira presente nas poltronas e no painel da televisão”, conta a arquiteta Camila.

17-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Seguindo em direção à sala de jantar, as profissionais promoveram a mescla de alguns materiais. A estante, que serve como apoio ao espaço, foi planejada em lâmina natural de freijó e, ao fundo, uma passa-pratos realiza sua separação com a cozinha. Tanto a mesa, quanto as dez cadeiras, evocam uma tonalidade mais escura, em um contraste elegante e primoroso.

Continua após a publicidade

“Como já tínhamos aplicado abundantemente a madeira nos demais ambientes, elegemos o jantar para introduzir esse painel de vidro cinza claro”, complementa Thatiana.

Cozinha cinza com elevador

 

14-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2
(Evelyn Muller/Casa.com.br)

Já a cozinha, em tons de cinza, conta com uma bancada central em quartzo, que foi selecionada também pela resistência para as altas temperaturas tão frequentes na rotina de preparação dos pratos.

A área de cocção foi criada na bancada em “L”, que acopla também uma coifa e um espaço para o manuseio de ingredientes. Aqui, destaca-se o monta-carga, um elevador utilizado para o transporte das refeições que já integrava a planta original, mas que passou por reformulações em função da reforma.

Home theater: convite à programa da família

 

16-uso-de-madeira-e-tons-neutros-acolhem-moradores-em-casa-de-600-m-2
(Evelyn Muller/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

No home theater, onde anteriormente era uma academia, um amplo sofá com chaise é um convite para um agradável programa familiar. A inspiração natural e orgânica é realçada pela pedra que reveste a parede e que foi emoldurada sem rejuntes.

A TV foi pendurada diretamente no material e os equipamentos introduzidos nos nichos abertos pelas profissionais. “Fizemos o que é conhecido como junta seca, que agregou mais homogeneidade e refinamento ao espaço. O revestimento se estende por toda a parede, onde ainda consideramos um lavabo”, descreve Camila.

Quer ver mais fotos? Confira a galeria:

Publicidade