Casa Created with Sketch.

Estilo rústico e contemporâneo se misturam nesta casa de 184 m²

O projeto é do escritório Box 14 Arquitetura, que, além de tornar o imóvel mais claro e funcional, trouxe soluções sustentáveis para o dia a dia

No living do apartamento, junto à sala de jantar, é destaque a fotografia ‘’carro verde’’ do Coletivo Bijari, além das demais fotos de São Paulo. No mobiliário, há peças de renomados designers, como as cadeiras de Jader Almeida e sofá e mesa de centro de Marcus Ferreira

No living do apartamento, junto à sala de jantar, é destaque a fotografia ‘’carro verde’’ do Coletivo Bijari, além das demais fotos de São Paulo. No mobiliário, há peças de renomados designers, como as cadeiras de Jader Almeida e sofá e mesa de centro de Marcus Ferreira (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo, esta residência de 184 m² é a primeira casa do casal, que queria um lar bastante claro, funcional e que cumprisse as premissas de morar e receber bem. Além disso, buscavam uma área aberta para os dois cachorros que possuem.

Coube ao escritório Box 14 o projeto de reforma, que modificou apenas os acabamentos, o layout e o design de interiores.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

“A casa era muito escura, praticamente todas as paredes e tetos eram cinza com uma textura de cimento queimado, o que tornava os ambientes frios e pouco convidativos”, contam os arquitetos.

“Buscamos trazer aconchego mudando revestimentos, pintando as paredes de branco e apostando numa decoração leve, porém marcante. Usamos toda a mobília que os moradores já possuíam, adquirindo novas peças pontuais e refizemos a marcenaria da maioria dos ambientes”, completam.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

O projeto de iluminação também contribui com a atmosfera aconchegante, criando, além da parte técnica, uma iluminação mais confortável e cênica nos ambientes.

Os pontos elétricos já existentes foram utilizados e, a partir deles, o escritório ramificou os novos pontos desejados. No living e no home office, optou-se por fios aparentes; no gourmet foi usado um trilho com spots e desenhada uma luminária em neon verde com formato de trevo de 4 folhas em meio ao jardim vertical, criando um objeto de luz e destaque.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Para o décor, o escritório optou por uma mistura de estilo rústico e contemporâneo. Móveis do apartamento anterior foram reutilizados no novo projeto, inclusive souvenirs e fotos de viagens, que os moradores amam fazer.

Veja também

A porta de entrada é um dos destaques. Pintada de laranja, ela faz o link com a cozinha e o gourmet encontrado nas bancadas. Já a madeira do piso e o verde do jardim vertical e das plantas distribuídas pela casa trazem um toque de natureza ao projeto.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

“A casa já possuía ventilação cruzada no living e no dormitório do casal. Usamos cortinas e persianas solares para controlar a incidência solar dentro da residência, além do uso de máquinas de ar condicionado apenas nas áreas íntimas”, conta o escritório.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Os arquitetos também instalaram um sistema de geração de energia solar que, além de suprir todo o gasto de energia necessário da casa, manda para a rede pública a energia excedente gerada, gerando um crédito na concessionária de energia elétrica. A residência também possui um sistema de aquecimento solar de água para os chuveiros e torneiras.

 (Mariana Orsi/Casa.com.br)

“Gostamos como o projeto conciliou o gosto dos moradores com o uso do acervo pessoal de móveis e objetos com a linguagem contemporânea de nossos projetos. Conseguimos criar uma casa atual, porém que não deixasse de ser pessoal e que respeitasse as premissas que nos foram dadas”, finalizam os arquitetos.

Curtiu o projeto? Então veja mais fotos na galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.