Estilo escandinavo e cultura japonesa inspiram este apê de 145 m²

Com decoração nova, o imóvel recebeu o projeto do escritório Up3 Arquitetura, que integrou ambientes e garantiu boa iluminação

Por Yara Guerra Atualizado em 15 fev 2022, 16h45 - Publicado em 16 fev 2022, 13h00
Sala de estar integrada com painel de madeira
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

Assim que recebeu a chave da construtora, a família de moradores deste apartamento de 145 m² contratou o escritório Up3 Arquitetura para desenvolver um projeto sob medida.

Localizado no bairro de Icaraí, em Niterói (RJ), o imóvel precisava contar com ambientes amplos, claros e apropriados para receber confortavelmente amigos e parentes.

Além disso, os moradores pediram um projeto ao mesmo tempo leve e sofisticado, com presença de cor apenas nos detalhes. Outra demanda foi ter a opção de integrar totalmente a cozinha à sala, ou isolá-la quando necessário, sem comprometer a presença de luz natural nos espaços nem a leveza visual do projeto como um todo.

Sala de estar com sofá marrom alaranjado e quadros de lua
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

Inicialmente, a planta original tinha quatro quartos. No projeto da Up3 Arquitetura, porém, o quarto vizinho à suíte do casal foi anexado para criar um closet e aumentar a área da suíte como um todo. Outra grande mudança foi a abertura total da sala para a varanda de 28 m² para criar uma integração total entre os ambientes de estar e jantar e o novo espaço gourmet.

Cozinha americana madeira
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

“Sem dúvida, esta solução trouxe mais conforto, amplitude e luz natural para todos os espaços”, avalia o arquiteto Cadé Marino, um dos sócios da Up3.

“Além disso, pensando na funcionalidade e na iluminação, demolimos o quarto de serviço, que não era necessário para os clientes, para melhor integrar a sala e a cozinha. E também removemos o lavabo da planta original para ampliar o espaço da sala, já que as visitas podem usar o banheiro social do apartamento”, completa ele.

No que se refere à decoração, tudo é novo – dos móveis aos adornos, passando pela marcenaria e serralheria, revestimentos de piso e parede, luminárias, tapetes e obras de arte com pegada mais cool.

Cozinha americana porta de vidro
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

“Na seleção das peças, levamos em consideração dois pedidos dos clientes: a leveza visual do projeto como um todo e a presença de cor apenas nos detalhes”, conta Cadé Marino.

Continua após a publicidade

Veja também

Outro destaque no projeto são as formas orgânicas, presentes em vários ambientes do apartamento, com destaque para a mesa e cadeiras de jantar, as mesas de centro, o espelho do banheiro e o grande painel curvo de marcenaria ripada no quarto do casal, contribuindo para aumentar a sensação de leveza e fluidez dos espaços.

Cozinha americana com madeira
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

“A presença de estantes vazadas e móveis com estrutura tubular fininha, de aço carbono, também ajudaram a reforçar essa atmosfera leve”, acrescenta.

Home office com madeira
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

O projeto se baseou no estilo escandinavo e também foi influenciado pela cultura japonesa, criando um conceito leve, cool, sofisticado, com bastante fluidez. O estilo escandinavo está presente nos tons mais frios, na funcionalidade dos ambientes e no minimalismo, além da iluminação natural farta em todos os espaços.

Quarto de casal tons claros
Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br

Já a influência japonesa aparece no uso da madeira em tons mais claros, presença de vegetação natural, integração do externo com o interno e formas orgânicas.

Quer saber uma curiosidade? A composição de 16 pequenos quadros de lua em destaque na sala de estar foi criada pelo próprio escritório Up3 a partir de imagens que os arquitetos compraram na internet. O resultado, que agradou em cheio os moradores, tornou-se um elemento único e inusitado no décor.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade