Continua após publicidade

Apê de 55 m² no Rio tem mix de estilo brasileiro e escandinavo

Projetado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, o imóvel apostou em uma base neutra que valorizou a luz natural e os elementos em madeira

Por Yara Guerra
Atualizado em 5 dez 2022, 14h02 - Publicado em 9 abr 2021, 08h00
1-estilo-escandinavo-e-brasileiro-se-misturam-neste-ape-de-55-m2-no-rio
Os arquitetos apostaram em uma base neutra que ressaltou os elementos de madeira. Tapete da Galeria Hathi, sofá da Velha Bahia e marcenaria de Alexandre de Castro Rodrigues (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Recém-casados, os moradores desta cobertura de 55 m² no Leme (Rio de Janeiro) precisavam adaptar o imóvel para uma vida compartilhada. Para isso, contrataram os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, sócios do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, que elaboraram um projeto de reforma e decoração.

2-estilo-escandinavo-e-brasileiro-se-misturam-neste-ape-de-55-m2-no-rio
A decoração é uma mistura entre o estilo escandinavo e brasileiro (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

A ideia era ampliá-lo em direção à varanda existente, sem perder o contato com o verde. Os profissionais então intervieram na arquitetura, integrando a varanda ao imóvel através de uma cobertura em esquadria de metal e vidro, que funciona como uma claraboia. Isso abriu espaço para receber, de um lado, a sala de jantar e, do outro, um quarto de vestir com muitos armários novos e home office integrado.

Além disso, a nova cozinha passou a ocupar o lugar da antiga dependência de serviço, permitindo a criação de um lavabo para hóspedes e a ampliação da sala de estar, que agora comporta um sofá de quatro lugares. A varanda ganhou também uma jardineira externa de ferro fundido inspirada no Juliette Balconies, de Paris, para acomodar as plantas que a moradora gosta de cultivar. 

6-estilo-escandinavo-e-brasileiro-se-misturam-neste-ape-de-55-m2-no-rio
Um espaço de home office foi projetado, já que o morador trabalha de casa. A marcenaria foi feita de pinus e a cadeira é do Espaço Vecchio Novo (Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Para o décor, Richard e Maria Clara apostaram na mistura do estilo escandinavo e brasilidades. Como a luz natural é a grande protagonista, eles inseriram uma base de cores neutras off white nas paredes, ressaltando elementos em madeira de reflorestamento para trazer aconchego ao ambiente. Os pontos de cor estratégicos ficam por conta da cozinha, que, nos armários superiores, recebeu o verde musgo para garantir mais personalidade ao projeto.

5-estilo-escandinavo-e-brasileiro-se-misturam-neste-ape-de-55-m2-no-rio
(Juliano Colodeti/Casa.com.br)

A maior parte do acervo decorativo é novo, porém algumas peças de valor afetivo foram mantidas para valorizar a identidade e a história dos donos. Como exemplo, o aparador em madeira rústica da sala e a mesa de canto alta de estilo asiático permaneceram. 

Confira mais fotos na galeria abaixo:

 

Publicidade