Apê de 32m² no Rio se transforma em loft com estilo industrial

O escritório Pílula Arquitetura integrou os espaços e utilizou marcenaria planejada para aproveitar cada centímetro da área disponível

Por Redação Atualizado em 12 fev 2022, 21h01 - Publicado em 14 fev 2022, 13h00
Luiza Schreier/Casa.com.br

Depois de passar uma breve temporada no Rio de Janeiro para realizar um trabalho, uma produtora de cinema que ama viajar e morava em São Paulo (35 anos, solteira, sem filhos) acabou adotando a capital fluminense como seu novo lar.

Luiza Schreier/Casa.com.br

Para oficializar a decisão, ela comprou um apartamento de 32m² perto da praia do Leblon (na Zona Sul da cidade) e convocou os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura, para transformar o pequeno espaço em um loft de estilo industrial.

“Ela queria uma casa com atmosfera industrial, porém leve com toques coloridos, bastante prática e funcional, além de espaços totalmente integrados, com muita luz natural”, conta Richard.

Veja também

A primeira providência da dupla foi demolir algumas paredes para integrar a cozinha e o quarto à sala central. Já o banheiro foi mantido, mas teve seu layout totalmente modificado.

Luiza Schreier/Casa.com.br
Continua após a publicidade

No geral, a decoração tem uma base branca permeada por tons terrosos e azul e quase todo o mobiliário solto (incluindo algumas peças retrô e de época) e os adornos já eram do acervo da cliente e foram reaproveitados.

Luiza Schreier/Casa.com.br

Coube ao escritório, portanto, administrar a obra civil e desenhar a marcenaria planejada para cada cantinho do loft, com destaque para o guarda-roupa feito com caixas de diferente medidas e volumes – aparentemente “empilhadas”, sendo cada uma destinada a armazenar um item específico do vestuário.

Luiza Schreier/Casa.com.br

“Na cozinha, fizemos a bancada com altura de mesa de jantar para ser usada tanto como apoio para refeições como para trabalho”, conta a arquiteta Maria Clara. “Mas o lugar mais mais disputado da casa quando a cliente recebe visita é, sem dúvida, a varanda. É, inclusive, o espaço predileto dela”, acrescenta o sócio Richard.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade