Eclético: apê de 130m² incorpora acervo de moradores em nova decoração
O projeto, assinado pelo escritório Terça Arquitetura, criou unidade visual por meio do mobiliário e iluminação

Este apartamento de 130 m² em São Paulo é o lar de um casal jovem com primeiro filho recém nascido e um cachorrinho. Os moradores já estavam no imóvel há 5 anos, mas chegaram em um impasse: ou eles se mudavam ou investiam no local.
Acabaram decidindo por uma reforma bem concisa junto de uma mudança radical no visual dos quartos e das salas de estar e jantar. Assinando o projeto está o escritório Terça Arquitetura.
Na parte estrutural as únicas alterações foram algumas bonecas de alvenaria que restavam do layout original do prédio, um Lindenberg antigo com cantos arredondados. Já a decoração foi toda renovada no estilo eclético contemporâneo, porém, aproveitando as peças de mobiliário e acessórios adquiridos pelo casal ao longo dos anos.
“Quando recebi o projeto, o apartamento era todo pintado em tons sóbrios vermelhos e verdes escuros, móveis pesados e com muitas estampas nos sofás. Minha diretriz foi trazer muita luz, muita delicadeza para a composição – suavizando o layout para dar espaço e destaque aos muitos objetos queridos pelos clientes”, conta Marina Mello.
Para as áreas sociais a arquiteta optou por madeira e tons vibrantes, como vermelho carmim e amarelo ocre. Já as áreas íntimas receberam tons mais leves, como verde claro, acompanhado de madeiras também mais claras.
Veja também
- Apto de 138 m² eclético na Lapa tem materiais modernos e rústicos
- Apê de 135 m² com área social toda integrada para jovem casal
- Apartamento alugado é repleto de cores e memórias afetivas
Área social
A sala foi concebida em duas partes, estar e jantar, sendo que ambas se relacionam por meio da iluminação do mobiliário. Na sala de jantar, destacam-se o aparador amarelo, o pendente marcante e o nicho. Já na sala de estar, ficam em evidência o sofá claro, as prateleiras e as poltronas de Jader de Almeida.
O nicho iluminado e as prateleiras ficam na mesma altura, criando um diálogo visual entre os ambientes. Arandelas em ambos lados também ajudam a equilibrar a composição, com uma iluminação indireta bem adequada para o conteúdo exposto.
Área íntima
No quarto do casal foi adicionado um novo painel de cabeceira e um painel para televisão. No quarto do bebê a escolha foram os tons neutros e delicados, apresentados na meia parede verde clara e nos materiais naturais como palha e madeira, ambos remetendo ao tema “natureza”.
Os quadros, pinturas na parede e a instalação artesanal em cobre em formato de passarinhos são da artista plástica Beatriz Bettan.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!

















Floração rara de palmeira no Jardim Botânico do Rio demora 70 anos para acontecer
Reforma separa cozinha de estar e cria varanda gourmet com mesa de 3 m e 200 kg
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Qual a cor que você deve usar em 2026 para ter sorte





