Eclético: apê de 130m² incorpora acervo de moradores em nova decoração

O projeto, assinado pelo escritório Terça Arquitetura, criou unidade visual por meio do mobiliário e iluminação

Por Redação Atualizado em 4 abr 2022, 18h33 - Publicado em 4 abr 2022, 13h00

Estar com sofá branco; mesinha de centro circular em madeira; prateleiras com quadros

Este apartamento de 130 m² em São Paulo é o lar de um casal jovem com primeiro filho recém nascido e um cachorrinho. Os moradores já estavam no imóvel há 5 anos, mas chegaram em um impasse: ou eles se mudavam ou investiam no local.

Acabaram decidindo por uma reforma bem concisa junto de uma mudança radical no visual dos quartos e das salas de estar e jantar. Assinando o projeto está o escritório Terça Arquitetura.

Sala de jantar com pendente; mesa em madeira com quatro lugares; aparador amarelo; nicho iluminado
Manuel Sá/Casa.com.br

Na parte estrutural as únicas alterações foram algumas bonecas de alvenaria que restavam do layout original do prédio, um Lindenberg antigo com cantos arredondados. Já a decoração foi toda renovada no estilo eclético contemporâneo, porém, aproveitando as peças de mobiliário e acessórios adquiridos pelo casal ao longo dos anos.

“Quando recebi o projeto, o apartamento era todo pintado em tons sóbrios vermelhos e verdes escuros, móveis pesados e com muitas estampas nos sofás. Minha diretriz foi trazer muita luz, muita delicadeza para a composição – suavizando o layout para dar espaço e destaque aos muitos objetos queridos pelos clientes”, conta Marina Mello.

Sala de estar com poltrona; painel de tv em madeira
Manuel Sá/Casa.com.br

Para as áreas sociais a arquiteta optou por madeira e tons vibrantes, como vermelho carmim e amarelo ocre. Já as áreas íntimas receberam tons mais leves, como verde claro, acompanhado de madeiras também mais claras.

Veja também

Área social

Sala de jantar com pendente; mesa em madeira com quatro lugares; aparador amarelo; nicho iluminado
Manuel Sá/Casa.com.br
Continua após a publicidade

A sala foi concebida em duas partes, estar e jantar, sendo que ambas se relacionam por meio da iluminação do mobiliário. Na sala de jantar, destacam-se o aparador amarelo, o pendente marcante e o nicho. Já na sala de estar, ficam em evidência o sofá claro, as prateleiras e as poltronas de Jader de Almeida.

O nicho iluminado e as prateleiras ficam na mesma altura, criando um diálogo visual entre os ambientes. Arandelas em ambos lados também ajudam a equilibrar a composição, com uma iluminação indireta bem adequada para o conteúdo exposto.

Área íntima

Quarto com cama de casal; mesa lateral; abajur
Manuel Sá/Casa.com.br

No quarto do casal foi adicionado um novo painel de cabeceira e um painel para televisão. No quarto do bebê a escolha foram os tons neutros e delicados, apresentados na meia parede verde clara e nos materiais naturais como palha e madeira, ambos remetendo ao tema “natureza”.

Quarto infantil com meia parede verde.; cama infantil e berço
Manuel Sá/Casa.com.br

Os quadros, pinturas na parede e a instalação artesanal em cobre em formato de passarinhos são da artista plástica Beatriz Bettan.

Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade