Dúplex de 70 m² resgata paixão pelo forró e Nordeste no décor
As arquitetas Stephanie Toloi e Natasha Capusso integraram as áreas sociais e optaram pelos tons neutros na decoração
Este dúplex de 70 m² está localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, e é lar para uma mulher jovem que buscava praticidade, principalmente em relação à limpeza, já que é uma pessoa atarefada.
Já os materiais deveriam ser claros, resistentes e de fácil limpeza e cuidado. O desafio ficou por conta das arquitetas Stephanie Toloi e Natasha Capusso, que não fizeram alterações estruturais, apenas mudaram os acabamentos e a marcenaria.
“A maior alteração foi retirar a porta que dividia a lavanderia da cozinha“, contam. “A pandemia foi um desafio. Ficamos dois meses com a obra fechada na fase emergencial e muitos prestadores de serviço adoeceram, atrasando a entrega da obra. Já a principal demanda foi conseguir aproveitar cada espaço útil para a criação de armários“, completam.
Inclusive, é debaixo da escada que fica o grande destaque do projeto: o armário. A moradora precisava de bastante armazenamento e não tinha onde guardar equipamentos maiores, como aspirador de pó e tábua de passar, por isso as profissionais escolheram este cantinho como solução.
No décor, predominam cores como o cinza e o bege, com pequenos toques de cores espalhados pelos ambientes e pelo mobiliário.
“Usamos bastante madeira em todo apartamento, tanto no piso, como na marcenaria”, contam.
Todos os projetos da dupla seguem uma linha contemporânea, com linhas retas e tons mais neutros. Por isso, desde os primeiros estudos para este apê, elas seguiram esta linha, pensando no layout para alcançar o melhor aproveitamento possível de cada cômodo, já que o imóvel não é muito grande.
A cozinha aberta para a sala, no pavimento inferior, traz um aspecto de amplitude para o apartamento. Esta integração também mantém uma circulação confortável entre os espaços. Ao lado da sala de jantar, fica o lavabo com bancada em travertino e uma prateleira em carvalho na parte inferior.
“No pavimento superior, há dois quartos conectados ao um banheiro, formando duas suítes. Os quartos não são muito grandes, então apostamos em armários e paredes brancas para dar amplitude ao ambiente. Usamos também cabeceiras estofadas para um maior conforto e aconchego”, dizem as arquitetas.
A ideia delas era também utilizar materiais de alta qualidade duráveis, evitando que, daqui a alguns, anos seja necessário fazer a sua troca. Para a decoração, as profissionais resgataram o amor da moradora pelo forró nordestino, buscando o tempero brasileiro.
“No lavabo, os quadros mostram os mandacarus, planta bastante presente na região. Para os objetos decorativos, buscamos os tons terrosos, característicos do solo nordestinos, e complementamos com as esculturas ‘Tocadora de Chocalho’ e ‘Tocadora de Pandeiro’, da artista Nena”, dizem.
No projeto, a iluminação está focada em cada ambiente, deixando as áreas de circulação com uma iluminação mais difusa. Stephanie e Natasha trabalharam perfis de LED na frente dos armários, usando uma iluminação linear, e também com LED dentro dos nichos para dar um toque diferenciado no banheiro.
Curtiu? Então confira mais fotos e detalhes: