Cobertura duplex de 257 m² é transformada em casa de veraneio

Feita para família do interior de São Paulo, que pediu bastante espaço para acomodar convidados, a reforma foi capitaneada pela arquiteta Cristina Côrtes

Por Redação Atualizado em 28 mar 2022, 23h03 - Publicado em 30 mar 2022, 13h00
Cobertura dúplex com piscina no andar superior
Juliano Colodeti/Casa.com.br

O Rio de Janeiro é destino certo, já há algum tempo, para esta família do interior de São Paulo – um casal de empresários na faixa dos 50 anos e suas duas filhas, de 20 e 24 anos -, especialmente depois que sua cidade natal passou a dispor de voos diretos para a capital fluminense.

Frequentadores assíduos da praia da Barra da Tijuca, tiveram então a oportunidade de adquirir esta cobertura duplex em um condomínio onde já haviam feito vários amigos.

Sala de estar de cobertura dúplex, com móveis em cores claras e detalhes em azul claro
Juliano Colodeti/Casa.com.br

Com 257 m², o imóvel estava bastante deteriorado e demandava uma boa reforma. Para isso, entrou em cena a arquiteta Cristina Côrtes, atendendo aos desejos da família de mudar a piscina de lugar, para ficar com o deck molhado com vista para o mar, e trocar a escada original em caracol por uma escada tradicional, demandando um projeto de reforço estrutural realizado por um engenheiro calculista.

Escada de cobertura dúplex na cor branca, com salva copor em vidro e quadro de uma mulher na parede
Juliano Colodeti/Casa.com.br

A demanda de reforço estrutural, com muitas demolições durante a obra, contou ainda com o desafio de ser realizada em plena pandemia.

“O projeto foi todo realizado virtualmente, com aprovação dos clientes por vídeos. A obra começou logo após a liberação do condomínio, por conta da pandemia, e tivemos ainda muitas restrições de horário, tendo em vista que muitos vizinhos ainda estavam trabalhando em home office e estudantes com aulas on-line”, revela Cristina, que executou o projeto em 6 meses.

Quarto de casal em cobertura duplex
Juliano Colodeti/Casa.com.br

Outro pedido dos clientes foi criar o máximo de acomodações para convidados, além das suítes do casal e uma para cada filha.

Veja também

“Criei uma grande suíte com uma cama tipo tatame, no segundo pavimento, com três colchões de 1,20 m de largura para acomodar os amigos da filha, que adora fazer festas. No lounge superior, um grande sofá pode acomodar mais pessoas. No primeiro pavimento, além das suítes da família, transformamos as dependências de serviço em um quarto de hóspede e adotamos um sofá-cama na sala de estar”, descreve a arquiteta.

Continua após a publicidade

Cozinha integrada em cobertura duplex
Juliano Colodeti/Casa.com.br

Ainda no pavimento inferior, para conferir amplitude, a cozinha com copa foi integrada à sala, sendo usada para pequenas refeições e café da manhã, uma vez que a cozinha principal ficou no pavimento superior, junto com a churrasqueira. Já o estar da piscina dispõe de uma cobertura com iluminação zenital.

Área da piscina em cobertura dúplex
Juliano Colodeti/Casa.com.br

Em relação à decoração, é tudo novo: “escolhi móveis, inclusive internos, com tecidos para área externa. Em todo o apartamento usamos o mesmo padrão de porcelanato para dar a sensação de amplitude e integração dos ambientes, com acabamento antiderrapante na área externa, ao redor da piscina, para evitar acidentes”, explica Cristina.

Ela pontua também que um quadro foi trazido pela família de uma viagem ao Nordeste e que o balanço na varanda e os móveis coloridos da área externa foi um pedido dos moradores.

Área da piscina em cobertura dúplex
Juliano Colodeti/Casa.com.br

Todas as escolhas foram orientadas de acordo com o uso do duplex, aproveitado pela família como apartamento de férias.

“A ideia foi dar uma cara de casa de veraneio mesmo: tudo de fácil manutenção, clean, com pontos de cor nos acessórios, além de objetos e quadros com referência ao Rio de Janeiro, para que os clientes e as visitas tenham a sensação de férias na cidade”, finaliza a arquiteta.

Veja mais fotos do projeto na galeria!

Continua após a publicidade

Publicidade