Colchão não é tudo igual! Veja como definir o modelo ideal

Não faça escolhas precipitadas, todos os detalhes devem ser levados em consideração

Por Redação Atualizado em 3 mar 2022, 22h11 - Publicado em 4 mar 2022, 19h00
Escolha do colchão ideal
Reprodução/Giphy

Se você acha que todos os colchões são iguais, temos um notícia para você: eles não são! Tamanho, densidade, firmeza e tipo são alguns dos elementos que devem ser verificados se atendem a necessidade do morador antes da compra.

Afinal, uma boa noite de sono faz toda a diferença e todos nós merecemos sonhar tranquilamente, sem desconfortos e com as energias renovadas. O quarto deve te oferecer o melhor com conforto, aconchego, ergonomia e bem-estar.

Cama com cadeira como mesa lateral
Homey Oh My/decoist

Por isso, sua cama, mais especificamente o seu colchão, é um elemento muito importante e que deve ser escolhido com base nas características físicas e preferências de quem irá usar.

Se você busca um colchão novo, mas não sabe exatamente como fazer isso e por onde começar, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, fizeram um guia repleto de dicas para ajudar na compra. Confira!

Decidir é preciso!

Quarto aconchegante

Escolher um modelo que se encaixa perfeitamente com você não é uma tarefa fácil. Entre tantas marcas e modelos no mercado, você pode se confundir. Apenas lembre-se em fazer essa etapa com bastante atenção, para não passar cerca de ⅓ do seu dia em um local desagradável.

Em um primeiro momento, avalie os tipos de colchões disponíveis – como os de mola contínua, mola individual, espuma, viscoelástico, látex, etc -, pois cada um possui vantagens e desvantagens. Priorize o que é confortável para o seu corpo, pesquise bastante e peça opiniões de especialistas.

escolher-a-roupa-de-cama
Reprodução/Giphy

Mola ou espuma?

O modelo de espuma se apresenta mais firme e resistente do que o de mola. E costuma ser indicado para quem tem problemas de postura e dor nas costas. Lembrando que ele deve ser escolhido pela sua densidade e tipo de espuma. A durabilidade é de, aproximadamente, 5 anos.

Por outro lado, o colchão de mola é considerado mais confortável e macio. Para casais, devido à diferença de movimentos, as ensacadas são as melhores. Sua vida útil é entre 8 e 10 anos.

Teste!

Escolha do colchão ideal

Não se esqueça de testar o produto antes de comprar. Para isso, vá até a loja e experimente diferentes tipos para notar as características de cada um. Não tenha medo de deitar e dedicar um tempo para isso. Selecionar o colchão errado pode afetar o seu sono e causar dores no corpo.

Se, por acaso, você gostou da cama de um hotel, pousada ou casa de amigo que tenha se hospedado, pergunte a empresa e o modelo. Uma vez testado e gostado, a probabilidade de dar certo no seu lar e rotina é muito alta.

Continua após a publicidade

Veja também

Firmeza 

Escolha do colchão ideal

Se você tiver muita dor nas costas, saiba que nem sempre um modelo duro irá ajudar. O mesmo nível de firmeza não funciona da mesma forma para todos, pois a estrutura corporal de cada um é um grande fator. Uma estrutura corporal estreita e leve, demanda um tipo de firmeza e uma maior e pesada pede outro.

22-decoracao-minimalista-quarto-cama-baixa-unsplash-deconovo

De qualquer forma, o importante é ter uma postura de sono ideal, em que os músculos poderão relaxar o suficiente e o corpo se recarregar durante a noite. Para evitar dores nas costas, o ideal é um colchão que forneça um alinhamento de coluna. Se você não tem certeza de qual selecionar, uma firmeza média é uma boa solução.

Densidade 

cama-dormir-cansado

Este fator representa a relação entre a quantidade de espuma utilizada e o m³ – a forma de saber se o produto suporta ou não o peso que será aplicado – e tem a ver com o perfil do usuário, pois terá relação com a melhor distribuição. Verifique a densidade na indicação marcada com a letra D e uma numeração específica.

Há uma tabela oficial de Biótipos do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) para auxiliar com isso.

Medidas padrão no Brasil para colchões e camas box:

  • Berço Infantil: 0,60 x 1,30 m / 0,70 x 1,30 m / 0,70 x 1,50 m 
  • Cama de solteiro: 0,78 x 1,88 m / 0,88 x 1,88 m  
  • Cama de Casal: 1,28 x 1,88 m / 1,38 x 1,88 m  
  • Queen Size: 1,58 x 1,98 m  
  • King Size: 1,86 x 1,98 m / 1,93 x 2,03 m  

Atenção: Para medidas consideradas fora do convencional, como em casos de estatura fora do padrão, por exemplo, será preciso solicitar um colchão em espuma sob medida especial ao fabricante.

Cama de solteiro x cama de casal

 

almofadas-na-decoracao-cama

Para solteiros, observe a relação do peso do usuário e a densidade indicada pelo fabricante. Já no caso dos casais, é necessário calcular a altura média do casal – some as duas medidas e divida por dois – e o peso de quem tiver maior massa corporal. Depois é só procurar na tabela de biótipos do INER qual densidade é a mais indicada.

roupa-de-cama-que-vao-deixar-seu-quarto-mais-aconchegante
Arbor & Co/My Domaine

Prazo de validade

Os colchões possuem prazo de validade! Portanto, analise esse detalhe também, para garantir anos de bem-estar.

Continua após a publicidade

Publicidade