Apê de 67m² usa painéis de madeira como “passagens secretas”
O projeto é assinado pelo Studio Leandro Neves e apostou na reformulação da planta do apartamento para integrar os ambientes
Era um desejo antigo do morador mineiro que reside já a alguns anos no Rio de Janeiro, reformar o apartamento de 67m² onde mora sozinho.
Localizado na Lagoa, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, o imóvel dispunha ainda de sua planta original, com ambientes muito pequenos e divididos por portas e alvenarias, em uma conformação tradicional das décadas de 70 e 80.
Após visitar o apartamento de um amigo, reformado pelo Studio Leandro Neves, o morador decidiu que era o momento de transformar sua casa em um espaço que verdadeiramente refletisse sua personalidade e estilo de vida.
Originalmente, o apartamento contava com dois quartos e não havia suíte, apenas um único e pequeno banheiro social, no fim de um longo corredor. Separadas do resto da casa, ficavam a cozinha, a área de serviço e a dependência com banheiro.
Com o novo projeto, foi feita uma reformulação total: a pequena sala, um dos quartos e o escuro corredor deram lugar a um living amplo e confortável, banhado por iluminação natural e ventilação, que hoje circula todo o imóvel.
Na área de serviço, o banheiro deixou de existir e parte da dependência deu lugar ao banheiro social completo; a cozinha e a área foram abertas para a sala. O outro quarto foi transformado em uma suíte confortável, com espaço para o cliente trabalhar de casa e banheiro aberto integrado, com as áreas privativas de sanitário e banho separadas por uma serralheria com vidro pontilhado.
Um dos destaques do projeto é o marcante painel de madeira, que reveste boa parte da sala, conectando as funções de estar, jantar e TV.
Além da função estética, os painéis contam com “passagens” secretas, camuflando o armário de hóspedes, o closet, o lavabo e a porta pivotante do quarto. Outra surpresa é a sala de TV que se transforma em um quarto de hóspedes, através de cortinas de linho estratégicas que se recolhem atrás do painel da televisão e conferem privacidade ao espaço.
O sofá modular na sala, feito sob medida com as dimensões de uma cama de casal, com encostos e braços soltos, atende tanto o living e a sala de TV, alterando a posição do encosto, quanto o quarto de hóspedes, sendo usado como cama.
Leandro batizou esse conceito adotado no projeto como “Casa Camaleão”: “Para isso, integramos todo o apartamento como um estúdio, desenhando uma planta híbrida e com uma nova setorização que pode acolher diversas funções com os mesmos móveis, conferindo um caráter diferente para cada espaço de acordo com o desejo e necessidade do morador.
Além disso, o acesso a vários cômodos e áreas de armazenamento ficou mimetizado na marcenaria, como o closet, o banheiro social, a suíte e a área de serviço”, explica o arquiteto.
Veja mais fotos na galeria abaixo!