Continua após publicidade

Apê de 107m² tem área social para receber até 20 convidados!

Assinado por Páprica Arquitetura, a eliminação de um quarto para ampliar área social e integração da cozinha à sala, foram as principais mudanças no projeto

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 10h19 - Publicado em 4 fev 2022, 13h00
Sala de estar com tapete azul, TV sobre um painel ripado, sofá branco e tapete azul, com uma cachorrinha branca deitada sobre ele
 (Andre Nazareth/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Sala de estar com tapete azul, TV sobre um painel ripado, sofá branco e tapete azul, com uma cachorrinha branca deitada sobre ele
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Ambientes com atmosfera leve e jovem, próprios para receber confortavelmente até 20 amigos, além de um closet no quarto de dormir, foram os principais pedidos de um jovem casal sem filhos (ele, 35 anos, publicitário; ela, 25 anos, internacionalista) ao adquirir um apartamento maior, de 107m², em Ipanema (na Zona Sul do Rio de Janeiro), para iniciar a vida de casados, na companhia de sua cadelinha de estimação Lully.

Sala de estar com movel de centro sobre tapete azul e ao fundo, a sala de jantar com mesa redonda com quatro lugares e paredes verdes e visão parcial para cozinha
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Para a colocar esses e outros desejos em prática, eles convocaram a arquiteta Nath Ornellas e o sócio, André Valente, do escritório Páprica Arquitetura, que desenvolveram um projeto de renovação sob medida para todos os cômodos.

Continua após a publicidade
Sala de jantar com mesa redonda com quatro lugares e paredes verdes e visão parcial para cozinha
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Entre as principais modificações na planta do imóvel, um dos três quartos originais foi eliminado para ampliar a sala, a cozinha foi integrada à sala com a possibilidade de ser isolada (quando necessário) e o quarto transformado em escritório foi reduzido para criar um closet na suíte principal.

Veja também

Lavabo com parede de madeira e cuba de chão branca, com torneira de chão e móvel em metal preto
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Também foi criado um lavabo na dependência de serviço. “A principal inspiração do projeto veio da proposta de criar uma planta aberta com ambientes integrados, com um clima jovial e despojado”, explica a arquiteta Nath Ornellas, que incorporou alguns itens do acervo dos clientes, em especial adornos, livros, quadros e o aparador de ferro e madeira maciça (feito pelo pai da moradora) na decoração do novo lar.

Canto do quarto, com uma mesa e cadeira de maidera em cor natural ao lado de uma guarda roupas branco
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

“Usamos uma paleta em tons neutros pontuada por cores mais vibrantes, traduzindo a identidade da maioria dos projetos assinados por nosso escritório. Harmonizamos o verde e o azul, trazendo cor ao ambiente e deixando-os mais dinâmicos e joviais. Já o piso vinílico que imita madeira deixou os ambientes mais acolhedores”, acrescenta ela.

Detalhe da sala com planta e acento com azulejo branco e canto azul
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Na sala de estar com TV se destacam o tapete azul-bic, o balanço fixado no teto e o banco sob a janela (em toda a sua extensão), revestido com azulejo decorativo. Já na cozinha, chama a atenção a porta/painel verde, estilo camarão, que permite integrar ou isolar os ambientes, dependendo da situação.

Continua após a publicidade
Visão parcial da cozinha com bancada, com móveis nas cores branca e cinza
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

No quarto do casal, o protagonismo fica por conta da cabeceira de cama em painel ripado de freijó, com iluminação indireta, contrastando com as mesas de apoio em laca verde. “Outro destaque é o lavabo, que não existia na planta e foi criado por nós. Revestimos o piso, as paredes e o teto com o mesmo piso vinílico amadeirado do apartamento e projetamos a iluminação na parede lateral através de uma lona translúcida tensionada”, informa o sócio André Valente.

Quarto de casal com cabeceira de madeira ripada, roupa de cama azul e mesa lateral verde
(Andre Nazareth/Casa.com.br)

Segundo a dupla, o maior desafio deste projeto foi ampliar a sala para que o casal pudesse receber confortavelmente muitos amigos e projetar o terceiro quarto de forma que ele pudesse voltar facilmente às suas características originais para receber o futuro bebê.

Veja mais fotos do projeto na galeria!

Continua após a publicidade
Publicidade