Apê de 107m² tem área social para receber até 20 convidados!
Assinado por Páprica Arquitetura, a eliminação de um quarto para ampliar área social e integração da cozinha à sala, foram as principais mudanças no projeto
Ambientes com atmosfera leve e jovem, próprios para receber confortavelmente até 20 amigos, além de um closet no quarto de dormir, foram os principais pedidos de um jovem casal sem filhos (ele, 35 anos, publicitário; ela, 25 anos, internacionalista) ao adquirir um apartamento maior, de 107m², em Ipanema (na Zona Sul do Rio de Janeiro), para iniciar a vida de casados, na companhia de sua cadelinha de estimação Lully.
Para a colocar esses e outros desejos em prática, eles convocaram a arquiteta Nath Ornellas e o sócio, André Valente, do escritório Páprica Arquitetura, que desenvolveram um projeto de renovação sob medida para todos os cômodos.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, um dos três quartos originais foi eliminado para ampliar a sala, a cozinha foi integrada à sala com a possibilidade de ser isolada (quando necessário) e o quarto transformado em escritório foi reduzido para criar um closet na suíte principal.
Veja também
- Reforma deixa apê de 60 m² mais jovem com tijolinhos e mix de estilos
- Apê de 74m² com cara de Pinterest, tem estilo contemporâneo e descolado
- Cores suaves ressaltam a iluminação natural deste apê de 105 m²
Também foi criado um lavabo na dependência de serviço. “A principal inspiração do projeto veio da proposta de criar uma planta aberta com ambientes integrados, com um clima jovial e despojado”, explica a arquiteta Nath Ornellas, que incorporou alguns itens do acervo dos clientes, em especial adornos, livros, quadros e o aparador de ferro e madeira maciça (feito pelo pai da moradora) na decoração do novo lar.
“Usamos uma paleta em tons neutros pontuada por cores mais vibrantes, traduzindo a identidade da maioria dos projetos assinados por nosso escritório. Harmonizamos o verde e o azul, trazendo cor ao ambiente e deixando-os mais dinâmicos e joviais. Já o piso vinílico que imita madeira deixou os ambientes mais acolhedores”, acrescenta ela.
Na sala de estar com TV se destacam o tapete azul-bic, o balanço fixado no teto e o banco sob a janela (em toda a sua extensão), revestido com azulejo decorativo. Já na cozinha, chama a atenção a porta/painel verde, estilo camarão, que permite integrar ou isolar os ambientes, dependendo da situação.
No quarto do casal, o protagonismo fica por conta da cabeceira de cama em painel ripado de freijó, com iluminação indireta, contrastando com as mesas de apoio em laca verde. “Outro destaque é o lavabo, que não existia na planta e foi criado por nós. Revestimos o piso, as paredes e o teto com o mesmo piso vinílico amadeirado do apartamento e projetamos a iluminação na parede lateral através de uma lona translúcida tensionada”, informa o sócio André Valente.
Segundo a dupla, o maior desafio deste projeto foi ampliar a sala para que o casal pudesse receber confortavelmente muitos amigos e projetar o terceiro quarto de forma que ele pudesse voltar facilmente às suas características originais para receber o futuro bebê.
Veja mais fotos do projeto na galeria!