7 vantagens dos revestimentos de grandes formatos

Tendência no décor, as peças em tamanhos gigantes conferem elegância, tecnologia e sustentabilidade

Por Giuliana Capello Atualizado em 15 abr 2022, 09h45 - Publicado em 15 abr 2022, 19h00
Bancada de cozinha com revestimento em grandes formatos e banquetas.
Roca Brasil Cerámica/Divulgação

Sem dúvida, eles vieram para ficar. Os revestimentos em grandes formatos são cada vez mais procurados. Mas, a boa reputação não vem apenas da estética impecável desses produtos. Na verdade, essas peças grandes também trazem outras vantagens. Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, destaca a seguir sete benefícios que explicam por que, para além de qualquer tendência, vale a pena apostar em porcelanatos de tamanhos avantajados.

1. Formatos inteligentes

Primeiramente, não se trata apenas de tamanho maior, mas de dimensões inteligentes, pensadas para facilitar o transporte e a obra. Por exemplo, os formatos 120 x 120 cm e 100 x 120 cm são ideias para serem transportados no elevador. Assim, são boas opções para reformas de apartamentos. Já o formato 120 x 250 cm apresenta a altura do pé-direito das construções brasileiras. Dessa forma, é possível revestir uma parede inteira com uma única peça. Em comum, os grandes formatos têm a qualidade de evitar desperdícios, agilizar a obra e facilitar o transporte.

2. Diversidade de estilo

Atualmente, o mercado brasileiro disponibiliza diversos padrões de revestimentos em grandes formatos. Dessa forma, é possível criar projetos de todos os estilos. Fabricados com alta tecnologia de impressão, as peças reproduzem com fidelidade estampas de diversas texturas, como mármore e cimento, além de tons mais contemporâneos, como os verdes e o terracota.

Detalhe de bancada revestida de porcenalato escuro, com bancada de trabalho ao fundo, também com o revestimento em formato grande.
Roca Brasil Cerámica/Divulgação

 3. Aplicação versátil

Porcelanatos em grandes formatos podem ser aplicados de forma convencional, em pisos e paredes, mas também em fachadas. Além disso, podem ser usados na indústria moveleira, na criação de bancadas, cubas, mesas e portas.

Continua após a publicidade

4. Higiene e limpabilidade

O porcelanato é um dos revestimentos mais higiênicos do mercado, por oferecer menos juntas. E com alta tecnologia, alguns produtos oferecem ainda nanopartículas de prata capazes de eliminar 99% dos vírus e bactérias das superfícies de suas peças.

Sala de jantar com piso em porcelanato de grande formato, com junta
Roca Brasil Cerámica/Divulgação

5. Fácil instalação

Não há dúvidas: com um número reduzido de peças a serem aplicadas, a instalação dos grandes formatos costuma ser mais ágil do que a de peças menores. Com isso, o tempo de obra também é reduzido, o que proporciona economia no projeto.

6. Menos rejunte

 Quando se fala de revestimentos de grandes formatos, falamos de um menor número de peças, e com juntas quase imperceptíveis, de apenas 1 ou 2 mm. Além de garantir um efeito estético elegante, que reforça a sensação de amplitude, essas características permitem um uso menor de rejunte, gerando menos gasto de material. “É uma escolha econômica que garante projetos mais refinados, com alto padrão de acabamento”, reforça Christie.

7. Menor geração de resíduo

Por todas as suas características, os grandes formatos possibilitam obras com menos desperdício e geração de resíduos. Além de exigirem menos material, seu formato inteligente evita a necessidade de cortes, resultando em uma obra mais sustentável.

Continua após a publicidade

Publicidade