O que é porcelanato líquido? Um guia completo sobre o revestimento!

Tudo o que você precisa saber sobre esse revestimento que é favorito nos lares, tanto pela beleza quanto pela facilidade de cuidado

Por Redação Atualizado em 12 fev 2022, 20h10 - Publicado em 15 fev 2022, 19h00
Reprodução/Leroy Merlin

O que é porcelanato líquido

Diferente do porcelanato normal, que é feito a partir de cerâ, o porcelanato líquido é um revestimento, de base epóxi, que virou um favorito nos projetos por ser fácil de limpar e macio. Considerado um tipo de piso frio e de simples manutenção – produtos de limpeza comuns dão conta do recado –, a instalação demanda cuidado.

Alibaba/Reprodução

Ele pode ser usado sobre qualquer superfície existente, seja cerâmica, pedra, concreto ou madeira. E, além de não ter cheiro, seca em aproximadamente 12 horas! Fora isso, as possibilidades de cor são inúmeras, mas vale a dica: as mais claras estão mais sujeitas a riscos chatos de eliminar.

Como aplicar porcelanato líquido

 

Arquidicas/Reprodução

O primeiro passo para fazer a aplicação do porcelanato líquido é o lixamento e tratamento de rejunte (caso a aplicação esteja sendo feita sobre um piso já existente), para deixar a superfície lisa e pronta para receber o revestimento. Em seguida, é feito um selamento e aplicação da base, para depois passar a pintura poliuretana e por fim o acabamento.

Iris Ceramica/Reprodução

O procedimento requer cuidado e conhecimento, por isso o mais recomendado é contratar um profissional experiente para fazer a aplicação do porcelanato líquido.

Porcelanato líquido é indicado para banheiros?

 

Souza Fagundes/Reprodução

Ele pode ser aplicado nos banheiros, no entanto requer um pouco de atenção. “Para aplicá-lo no chão é preciso optar pelo modelo antiderrapante e para garantir um piso ainda mais seguro, as versões mais rústicas são menos escorregadias do que as polidas”, alerta Érico Miguel, técnico da Ideia Glass.

Onde posso aplicar o porcelanato líquido

 

Reprodução/Pinterest

O porcelanato pode ser aplicado em qualquer lugar da casa, escritório ou construção comercial. É necessário, no entanto, se atentar ao índice que define à resistência a escorregamento. O objetivo é evitar derrapagens e quedas, especialmente em áreas externas, sujeitas à chuva.

Veja também

A classificação se revela simples: vai de zero (escorrega muitíssimo) a um (muito firme), sendo que os intervalos são parâmetros importantes.

Continua após a publicidade

Porcelanato Líquido/Reprodução
  • Menor ou igual a 0,4: Não é indicado para áreas externas
  • De 0,4 a 0,7: Pode ser usado em áreas externas, desde que sejam planas e niveladas
  • Igual ou maior a 0,7: É resistente à áreas externa e inclinadas

Quais os tipos de porcelanato liquido disponíveis

 

Anúncio em Foco/Reprodução

Técnico e esmaltado

O porcelanato líquido técnico pode ser encontrado com superfície polida ou natural e tem absorção de água menor ou igual a 0,1%. Já o esmaltado tem o índice menor ou igual a 0,5%. Quanto mais baixo for o número, menor a porosidade e maior a resistência mecânica e à abrasão.

Reprodução/Leroy Merlin

Esse é o caso dos técnicos, divididos em dois grupos. “Nos semi polidos, ou acetinados, o processo não chega ao polimento completo, portanto não há brilho”, explica Lilian Lima Dias, do Centro Cerâmico do Brasil (CCB). Já os polidos trazem um brilho que oferece a sensação de amplitude, mas são mais escorregadios. Esse tipo tem maior suscetibilidade a manchas se comparado aos anteriores.

Modelos de porcelanato líquido

  • Monocromático
  • Marmorizado
  • Metalizado
  • Madeira
  • Cristal
  • Geométrico
  • 3D
  • Abstrato
  • Fosco
Clique Arquitetura/Reprodução

Como limpar porcelanato líquido

Dia a dia

 

HJLG/Reprodução

Vassoura (ou aspirador de pó) e pano umedecido com detergente neutro funcionam bem. finalize com um pano seco.

Limpeza profunda

 

Époxi Edi/Reprodução

Para a faxina pesada, utilize saponáceo cremoso ou líquido (a versão em pó do produto abrasivo pode riscar o acabamento) ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante. o mesmo procedimento vale para azulejos e pastilhas cerâmicas.

Manchas

Se água e detergente não resolverem, recorra à água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície – passe um pano macio.

Não usar no porcelanato

 

Porcelanato Líquido/Reprodução

Já na lista de itens proibidos na faxina temos a palha de aço, ceras e substâncias como hidróxidos em alta concentração e ácidos fluorídrico e muriático. Por isso, é importante consultar o rótulo. Também é recomendado ter cuidado ao limpar móveis, vidros e eletrodomésticos, pois os respingos dos materiais de limpeza podem manchar o porcelanato.

Continua após a publicidade

Publicidade