Jade Picon não sabe varrer, mas a gente ensina!

Saiba qual o modelo ideal para cada tipo de limpeza e como realizar o movimento de varrida da forma correta

Por Yara Guerra Atualizado em 27 fev 2022, 23h27 - Publicado em 8 fev 2022, 13h00
Jade Picon varrendo
Reprodução/TV GLOBO

A presença da influencer e empresária Jade Picon no BBB22 vem chamando atenção dos internautas desde que entrou no programa. Nesta terça, porém, a milionária virou alvo de deboche também dentro da casa ao passar vergonha varrendo a cozinha do reality.

Tudo começou quando ela chamou o atleta Paulo André para limpar o cômodo: “toma, bora fazer alguma coisa”, disse ela lhe entregando uma das vassouras. Ele respondeu “tá de sacanagem, né? Eu lavo a louça que ela suja e ela ainda mete uma essa!”.

View this post on Instagram

A post shared by Big Brother Brasil (@bbb)

Os dois então começaram a varrer. Mas, ao tirar um tapete do lugar, Jade acabou pisando no pó que já havia varrido, arrancando risadas de todo mundo que estava na cozinha. “Eu acho que eu varro mal, mas a Jade…!”, brincou Tiago Abravanel.

Arthur Aguiar, por sua vez, decidiu ensiná-la a fazer do jeito certo, e a sister aceitou a aula de faxina. Como ele mostrou no reality, o ideal é que quem estiver varrendo nunca puxe a sujeira para si, mas para fora. Além disso, é importante que a limpeza seja feita aos poucos – nunca em uma “varrida” só.

Confira mais algumas dicas dadas pela especialista em limpeza Mônica Loureiro e parceira da Bettanin para acertar em cheio na hora de limpar a casa:

Veja também

Existe uma forma correta de usar a vassoura?

 

Sim. Para uma limpeza mais eficiente, escolhemos um cantinho do cômodo como ponto de partida e seguimos varrendo na direção da saída do cômodo, cuidando para que os movimentos de vai-e-vem sejam concentrados nos braços em vez da coluna para não prejudicá-la.

Vassoura é tudo igual ou existe um modelo específico para cada piso?

Como temos diferentes tipos de materiais de pisos e diferentes tipos de sujeiras, temos hoje no mercado uma vassoura para cada finalidade.

Continua após a publicidade

Quais os principais modelos de vassoura e as suas diferenças?

 

Tenor/Reprodução

Eu, particularmente, uso a Noviça Bola nos quartos onde o piso é laminado e tem apenas aquela poeirinha, porque ela tem cerdas macias, sendo ideal para limpezas leves em pisos delicados.

Já nas outras áreas da casa, onde há maior circulação e, consequentemente, mais sujeira, gosto de vassouras multiuso, como a Noviça Original e Max. Elas têm cerdas mistas que são ideais para todos os tipos de piso.

Na área externa, onde há piso antiderrapante que é mais difícil de limpar, uso a Noviça Uso Externo que tem cerdas mais duras, fazendo uma limpeza mais abrasiva. Para a limpeza de tapetes baixos, gosto da Noviça Escovão, que tem cerdas curtas e duras, dando mais firmeza na hora de escovar.

As cerdas da vassoura fazem diferença na hora da limpeza?

 

Reprodução/Casa.com.br

Fazem muito! As mais delicadas são indicadas para limpeza leve, como poeiras, cabelos ou pelos de pets, sem danificar o brilho do piso. Já as de cerdas duras garantem eficiência naquelas sujeiras mais incrustadas, como em pisos rústicos em área externa.

As que mesclam cerdas macias com duras, por sua vez, são multiuso, ideais para qualquer tipo de limpeza.

Qual o tempo máximo de uso de uma vassoura? Preciso trocar o item a cada quanto tempo?

 

Tenor/Reprodução

Depende muito do desgaste das cerdas. É preciso ficar atento: quando elas estão desalinhadas e já não têm a mesma eficiência na hora de varrer, é hora de trocar, porque se criam até falhas entre as cerdas. E como são usadas na limpeza da casa, é importante higienizá-las frequentemente.

Continua após a publicidade

Publicidade