Reforma em apê linear de 180m² cria atmosfera sofisticada

Assinado pela arquiteta Cristina Côrtes, o projeto do apartamento de 180 m² foi feito em etapas

Por Redação Atualizado em 26 jan 2022, 17h12 - Publicado em 13 jan 2022, 13h00
Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Um apartamento linear espaçoso e confortável no Jardim Oceânico, com vista para a Pedra da Gávea, é o lar de um casal – uma dermatologista e um executivo da área de petróleo – e sua cachorrinha Ariel, da raça Pastor Shetland.

Eles já moravam no imóvel quando resolveram promover uma reforma – para isso, chamaram a arquiteta Cristina Côrtes, que havia feito anteriormente o projeto do consultório da médica.

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

A família optou por não sair do imóvel durante as obras – por isso, o projeto, que iria contemplar os 180 m² do apartamento, foi executado em etapas: começou pela cozinha e pela área de serviço, que eram prioridade. Depois, seguiu para sala, varanda e lavabo. Por último, banheiros e demais quartos.

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Em relação à decoração, o casal não é adepto de modismos: “Eles pediram um apartamento sem muitas extravagâncias, mas que acolhesse seus objetos e livros de viagens”, conta a arquiteta.

Por outro lado, encontraram na nova decoração uma maneira de realizar alguns sonhos: para o morador, era uma vontade antiga ter a poltrona Benjamim, de Sergio Rodrigues; já a moradora desejava um sofá azul, pois tinha visto em uma de suas viagens e adorou a ideia de ter um.

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Ela também é apaixonada por fotografia e, por isso, a escolha das obras de arte foi uma de suas prioridades: “sobre o sofá, colocamos uma fotografia de Denilson Machado e, na sala de jantar, do fotógrafo Marcelo Negromonte”, descreve Cristina.

Continua após a publicidade

Veja também

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Os móveis da varanda, por sua vez, foram adquiridos pelos moradores durante uma viagem a Tiradentes e já contavam com forração em tecido vermelho. Para criar uma transição visual entre os ambientes, integrados por portas de correr, a arquiteta optou por inserir pontos de cor vermelha nas almofadas da sala.

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Outro detalhe importante na composição é o painel em madeira, que destaca o canto de leitura com a poltrona Benjamim, com acabamento ripado, e duas paredes em “L” da área de jantar, desta vez com o acabamento liso.

O recurso permite camuflar a porta de entrada do apartamento e o acesso à cozinha, além de destacar o cômodo. Prática e enxuta, a cozinha se destaca pelas bancadas e ilha em quartzito Gabana, de onde parte uma mesa de refeições em marcenaria.

Denilson Machado, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Já no quarto do casal, os pontos-chave são conforto e elegância. As texturas usadas na cabeceira e roupa de cama dão um toque extra de aconchego, enquanto os elementos metalizados e espelhados conferem amplitude e sofisticação ao ambiente. O tapete rosa estonado, combinado a outro bege e texturizado, imprime cor e personalidade ao quarto.

Veja todas as fotos do projeto na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade