Continua após publicidade

Cores, vegetação natural e integração: confira projeto deste apê de 180 m²

Suellen Figueiredo é o nome por trás do projeto, que integrou cozinha e escritório à sala a partir de painéis ripados

Por Yara Guerra
Atualizado em 29 fev 2024, 08h27 - Publicado em 19 out 2021, 13h00
O design de marcenaria foi utilizado principalmente na divisão da cozinha e do escritório com a sala, através dos painéis ripados comporta camarão, além de ocultar o rack para dentro da parede com painel ripado para esconder (Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)
Continua após publicidade
19-cores-vegetacao-natural-e-integracao-confira-projeto-deste-ape-de-180-m-2_1000px
(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

O casal de moradores deste apartamento de 180 m² estava voltando da Suíça para morar no Brasil e esperando uma bebê. Quando se depararam com o imóvel localizado no Alphaville, em Barueri, ficaram encantados com a vista permanente para o verde, a iluminação abundante em todo o apartamento, com sol em todos os horários e um pôr-do-sol incrível todos os dias.

2-cores-vegetacao-natural-e-integracao-confira-projeto-deste-ape-de-180-m-2_1000px
O design de marcenaria foi utilizado principalmente na divisão da cozinha e do escritório com a sala, através dos painéis ripados comporta camarão, além de ocultar o rack para dentro da parede com painel ripado para esconder (Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

Eles convidaram então a arquiteta Suellen Figueiredo para fazer o projeto da morada, que nunca havia sido habitada e possuía pouquíssimas modificações, como um piso de porcelanato em toda a área comum, que não se conseguiu aproveitar já que a varanda foi nivelada.

Continua após a publicidade
17-cores-vegetacao-natural-e-integracao-confira-projeto-deste-ape-de-180-m-2_1000px
Do outro lado do painel de palha, há uma mesa de jantar com um banco lindo que também serve para guardar coisas pois tem baú embaixo do assento. Ao fundo as plantas chamam a atenção para nosso olhar novamente, assim como na sala (Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

“Modificamos pouca coisa da planta original. Apenas trocamos a porta da varanda por uma sem trilhos e aumentamos alguns vãos existentes. Já nos forros de gesso, revestimentos e na iluminação, pudemos ousar e mexer em praticamente tudo. Criamos painéis divisores de ambientes com marcenaria e uma parede de ladrilho hidráulico com porta escondida“, conta a arquiteta.

Veja também

As restrições causadas pela pandemia foram os maiores desafios enfrentados no projeto, o que atrasou a conclusão da obra. Outro ponto foi o tamanho pequeno do elevador, então alguns dos maiores itens tiveram de ser içados.

1-cores-vegetacao-natural-e-integracao-confira-projeto-deste-ape-de-180-m-2_1000px
(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

A sala, apesar de ter um bom espaço, era um pouco estreita. “Para resolver, eliminamos o rack e o embutimos dentro da parede que dá para o quarto de hóspedes, liberando mais espaço de circulação na frente da TV”, diz Suellen.

Continua após a publicidade

Em paralelo, para manter os ambientes da cozinha e do escritório integrados à sala – mas, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de fechar e separar essas áreas –, a arquiteta criou painéis ripados com portas camarão, que ao fecharem se alinham e formam um painel decorativo.

21-cores-vegetacao-natural-e-integracao-confira-projeto-deste-ape-de-180-m-2_1000px
(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

Já na porta da sala para a varanda, optou-se por portas de correr com folhas de vidro. Assim, tem-se ambientes separados, porém com bastante luminosidade e sem perder a vista incrível.

Continua após a publicidade

No décor, a cor em destaque é o verde, favorita do casal. “Por isso, trabalhamos com várias tonalidades do mesmo, inclusive nas folhagens das plantas. Junto com o verde trabalhamos com branco, amadeirado e o cinza”, diz a profissional.

Escritório com parede ripada
(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)

Apresentando um estilo contemporâneo com conceito colorido, aconchegante e iluminado, o imóvel é beneficiado pela abundante luz e ventilação natural, devido à planta do prédio, o que dispensa iluminação e uso de ar condicionados durante o dia.

Continua após a publicidade

“O que mais gosto no projeto são a vegetação natural; a paleta de cores que, com certeza, saiu do nosso convencional; e o painel de ladrilhos, que foi uma ideia que tivemos pela qual me apaixonei. Foi um desafio, mas o resultado ficou incrível”, diz Suellen.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade
Publicidade