Continua após publicidade

Como utilizar tapetes estampados no décor?

A arquiteta Karina Korn elencou alguns projetos em que usa peças estampadas para a composição do décor e detalha questões para auxiliar na hora da escolha

Por Redação
Atualizado em 21 dez 2022, 23h20 - Publicado em 14 out 2021, 19h00
tapete
Nesse projeto assinado da arquiteta Karina Korn, a proposta foi de uma varanda de descanso da família. Os tapetes, com formas e estampas geométricas, enaltecem a energia e equilíbrio para o ambiente (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

Com o fim do ano chegando, sempre vem aquela vontade de mudar um pouco a decoração de casa e um jeito fácil e rápido para essas transformações visuais está na substituição do tapete. No clima da estação que celebra a presença constante do sol, o caminho seguro e certeiro é investir em modelos coloridos e estampados.

tapete
(Josh Hemsley/Unsplash)

Segundo a arquiteta Karina Korn para a escolha do tapete estampado, o ideal é definir o estilo de decoração predominante no ambiente. “Assim, o tapete pode conduzir a decoração do ambiente como o protagonismo que ele pode assumir ou mesmo contribuir para o estilo escolhido”, conta.

tapete
(Sven Brandsman/Unsplash)

“Será que não enjoa?”, “Não vai ficar muito carregado?”, são perguntas frequentes que a arquiteta recebe. Apaixonada pelos efeitos que o tapete cria no ambiente, o equilíbrio está em elevar o item como ponto de partida para envolver as demais decisões para o espaço.

tapete
(Ryan Christodoulou/Unsplash)

A arquiteta ressalta que os modelos com estampas geométricas seguem em alta no décor. Além da estética do desenho, a aposta configura-se como uma escolha sob medida para os mais diversos estilos decorativos, trazendo uma essência elegante e moderna para o espaço.

tapete

Continua após a publicidade

“Além disso, temos também os tapetes coloridos que, além de belíssimos, podem espelhar a paleta cromática do ambiente”, completa. Veja algumas salas com tapetes estampados para se inspirar!

Clássica

 

tapete
Um living todo pensado em tons de cinza e perfeito para receber. Com os sofás de quatro lugares e três poltronas, os moradores recepcionam os convidados com conforto e aconchego. Destaque para o tapete geométrico que delimita o estar | Projeto por Karina Korn (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

A proposta de um ambiente clássico foi cumprida com mérito por Karina, que selecionou, com extremo zelo e cuidado, o mobiliário e itens decorativos. Obras de artes e acabamentos delicados, em nuances de azul, levam sutileza ao espaço, assim como o tapete escolhido: estampa geométrica com fundo cinza, contribuindo para a paleta de cores e requinte do ambiente.

Continua após a publicidade

Jovem e moderna

 

tapete
Com papel de parede neutro, a arquiteta Karina Korn conseguiu brincar com elementos coloridos nesta sala que funciona como living e home office. Tendo o azul como protagonista, as cores foram pontuadas pelo tapete, almofadas e quadros (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

A decoração desta sala de estar jovem e moderna nasceu a partir do tapete estampado. A peça escolhida possui recortes modernos com uma paleta de personalidade que explora os tons de cinza e azul turquesa.

Veja também

Assim, almofadas e quadros da mesma paleta decoram o ambiente, oferecendo um astral jovem e alegre. “Vale ressaltar também que, apesar das cores fortes, temos o aconchego da madeira para equilibrar”, conta Karina.

Varanda divertida

 

tapete
Além de ser um espaço para receber convidados, a varanda deste apartamento foi pensada para o descanso após um longo dia de trabalho (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

Nesta varanda, os moradores adoram receber familiares e amigos para confraternizações especiais. Por isso, a arquiteta sugeriu um ambiente moderno e descontraído, combinando com o skyline apreciado através do fechamento de vidro.

Continua após a publicidade

O ponto central da decoração está na dupla de tapetes com formato e estampas diferentes que aliam graça e modernidade ao espaço. “Mesmo com desenhos diferentes, seguimos trilhar por um mesmo tom, o que alinhou a condução por espaço”, conta Karina.

Conforto

 

tapete
O tapete, com a mesma medida horizontal do sofá, setoriza o ambiente e ainda permite – por conta de seu tecido confortável – , que a família deite sobre ele para assistir a um bom filme | Karina Korn (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

A decoração monocromática desta sala de televisão é quebrada pelo tapete com singelos toques de verde. O modelo, que oferece bastante delicadeza para o espaço, foi produzido com um tecido confortável, o que propicia um perfeito toque para os pés e também bastante aconchego.

Continua após a publicidade
Publicidade