Integração e funcionalidade são destaques neste apê de 113 m²
Projetado pela arquiteta Adriana Favano, o imóvel ganhou um ar norte-americano no décor e passou a ser muito mais funcional
Os moradores deste apartamento de 113,52 m² localizado em São Paulo buscavam uma casa confortável, aconchegante, prática, funcional e, sobretudo, de mais espaço que o imóvel anterior de 55 m², já que pretendem ter ao menos um filho.
Coube à arquiteta Adriana Favano o projeto da nova morada, que recebeu algumas intervenções. Ainda que o imóvel tivesse uma boa área de uso privativo, os espaços para cozinha, sala de estar e jantar precisavam ser bem otimizados. Além disso, era preciso acomodar um sofá grande para a sala de estar.
Na cozinha conseguimos trabalhar em linha com os equipamentos, isso otimizou o ambiente. A integração entre cozinha e salas também possibilitou a instalação de um número maior de marcenarias para acomodar os utensílios de cozinha, louças e alimentos não perecíveis.
Veja também
- Este apê de 230 m² tem uma churrasqueira na sala para reunir a família
- Décor leve, cobogós e integração: confira o projeto deste apê de 170 m²
“Uma das necessidades solicitadas pelos clientes era ter espaço para acomodar as louças, panelas e utensílios de cozinha. Com a integração da cozinha às salas, conseguimos, através da criação da marcenaria divisória entre esses ambientes, acomodar uma parte dos objetos”, conta Adriana.
No terraço, foram removidas as esquadrias que davam acesso à sala. “Na parede lateral à churrasqueira, criamos uma área de apoio removendo um trecho de parede oca existente”, explica a arquiteta.
Já na área da lavanderia, a mureta que dividia o ambiente do terraço foi removida, permitindo mais espaço e melhor circulação sem deixar de individualizar o ambiente da área social do terraço e cozinha/sala.
“No dormitório que se tornou a suíte do casal, removemos um trecho de parede para conectar com o segundo quarto e transformá-lo em closet, e fechamos o acesso pela porta desse segundo dormitório. Assim, a suíte do casal foi ampliada e otimizada”, conta a arquiteta.
“No terceiro dormitório onde se tornaria o dormitório do filho, removemos a parede vizinha ao banheiro e transformamos em uma segunda suíte para o quarto do filho e fechamos a porta de acesso pelo corredor”. Com um estilo de décor que segue as casas norte-americanas nas marcenarias, acabamentos e mobiliário, o apartamento se tornou muito mais integrado e funcional.
Confira mais fotos na galeria abaixo: