Estilo contemporâneo e minimalista definem este apê de 70 m²
Projetado pelo escritório Michelle Machado Arquitetura, o imóvel recebeu um layout confortável para receber visitas, mas funcional para o dia a dia
Localizado na Chácara Klabin, em São Paulo, este apartamento de 70 m² foi projetado pelo escritório Michelle Machado Arquitetura. Para o novo lar, a moradora buscava um imóvel amplo e bem iluminado, cores claras, organização e praticidade para o dia a dia.
Um layout confortável também era necessário, apesar de morar sozinha, pois ela recebe amigos e familiares com grande frequência.
Porque o apartamento era todo em alvenaria, poucas mudanças estruturais foram feitas. O terceiro quarto foi integrado às salas, enquanto a varanda se juntou à sala e à cozinha a partir da retirada das portas existentes.
Para não interferir nas paredes existentes e na infraestrutura hidráulica, toda a parte elétrica nova precisou ser passada pela marcenaria.
Veja também
- Integração e funcionalidade são destaques neste apê de 113 m²
- De dentro para fora: inspiração de apê de 80 m² é a natureza
Mas o maior desafio do projeto, segundo Michelle, foi resolver a área de serviço. “Posicionada originalmente na varanda, ela era uma extensão da cozinha e dividiria espaço com a sala de jantar”, conta a profissional.
O ambiente foi dividido com portas de treliça que funcionam também como painel decorativo para o jantar, enquanto escondem tanque, aquecedor e máquina lava e seca, organizando e mantendo a ventilação permanente.
Já o desejo da moradora de ter um lavabo sem abrir mão do chuveiro, outro desafio, foi resolvido com painel ripado que sobrepõe os vidros do box.
O segundo quarto foi transformado num ambiente multifuncional, pode ser usado como home office no dia a dia e também como quarto de hóspedes. O sofá é facilmente transformado em cama quando as almofadas do encosto são retiradas.
A suíte principal, apesar de pequena, conta com um amplo armário em L e uma cama estofada, assinada pela arquiteta, que se encaixa perfeitamente ao layout. A parede da cabeceira recebeu revestimento com desenho geométrico amadeirado.
“A estante é o destaque do apartamento. Projetada para ocupar toda parede que divide a cozinha das salas, o desenho de estrutura metálica e nichos que variam texturas (inclusive muxarabi) e cores tornam o resultado leve e organizam desde objetos de decoração, livros até plantas e coleções, expondo a personalidade e detalhes afetivos de quem mora ali!”, conta Michelle.
Com um estilo contemporâneo e atemporal, o décor do apartamento recebeu cores neutras como branco, cinza, caramelo e madeira. O projeto seguiu premissas do minimalismo, com intuito de organizar tudo em um espaço reduzido, de forma funcional, elegante e convidativo.
Gostou? Confira mais fotos na galeria: