Contemporâneo Tropical: apê de 185 m² tem rede na sala
O escritório Sidney Quintela Architecture + Urban Planning criou um projeto que dialoga com a rotina dos moradores
Este apartamento de 185 m² em Salvador, Bahia, acolhe um casal com seus três filhos. O projeto de reforma do escritório Sidney Quintela Architecture + Urban Planning visou elaborar detalhes que respeitam a arquitetura do entorno, o meio ambiente e as proporções do imóvel.
A demolição das paredes que dividiam a cozinha das áreas sociais e a modificações dos revestimentos existentes foram as principais mudanças. Além disso, toda parte de instalação elétrica e hidráulica foi refeita.
O objetivo, porém, era trazer uma sensação de casa para um apartamento. Para isso, criaram uma atmosfera de aconchego e amplitude que, com a ajuda do estilo contemporâneo tropical, resultou em um local acolhedor e leve.
A vista para a Baía de Todos os Santos e o Farol da Barra, da grande área social de convivência, também é uma grande aliada do projeto.
Materiais naturais, como pedra e madeira, atualizaram os revestimentos do imóvel numa paleta de cores neutras e sóbrias. A pedido da cliente, os protagonistas são o branco e seus subtons.
Na entrada principal, um vestíbulo separa os fluxos para as áreas sociais e íntimas. Um amplo living apresenta a sala de estar, jantar, varanda e cozinha gourmet integrados e um lavabo para atender a estes espaços. A área íntima é composta por uma suíte e mais dois quartos com um banheiro social.
“Os ambientes propostos possuem a mesma linguagem, mudando apenas o uso compatível a cada um, de modo que a casa possua a mesma atmosfera. As grandes esquadrias permitem a entrada da iluminação, ventilação natural e do azul e verde do céu e mar, que contrasta com a paleta neutra da ambientação”, explica o escritório.
Ao lado da sala de jantar, um cantinho com uma rede e banco com almofadas é o local perfeito para descansar depois de uma boa refeição. Um buffet de apoio apresenta também um cantinho de bar e frigobar.
Na cozinha, os armários inferiores foram produzidos em um tom de verde e os superiores em madeira clara. A ilha, presente no centro do cômodo, contém espaço para refeições rápidas e cooktop.
Já o lavabo possui uma pia de chão e luz led embutida no espelho extenso que, combinado com o revestimento de madeira, proporciona um visual quente.
“Todos os ambientes do projeto possuem iluminação natural, bem como ventilação natural cruzada, possibilitando um baixo consumo de energia e proporcionando conforto térmico”, conta os profissionais.
Curtiu? Veja mais fotos na galeria abaixo: