Colorido, vibrante e confortável: assim é este apê de 55 m²

O projeto é do escritório Mandril Arquitetura, que também integrou a varanda à cozinha e sala

Por Yara Guerra Atualizado em 7 mar 2022, 21h47 - Publicado em 8 mar 2022, 13h00
Apartamento pequeno integrado com muitas cores
Mariana Orsi/Casa.com.br

Localizado na Vila Pompéia, este apartamento de 55 m² é a realização do sonho de vida de sua moradora. Alegre, cheia de energia e de vida, ela queria que o lar fosse um apê confortável, colorido, vibrante, cheio de histórias e que atendesse às suas necessidades.

Foto de La Casa Azul na entrada do apartamento
Mariana Orsi/Casa.com.br

O projeto ficou a cargo do escritório Mandril Arquitetura, que teve, como ponto de partida, um quadro que está logo na entrada do apartamento. A foto foi tirada durante uma viagem que a moradora fez ao México, numa visita à “La Casa Azul” – museu em homenagem à casa em que a artista plástica Frida Kahlo viveu.

Sala de estar de apartamento pequeno integrada ao jantar
Mariana Orsi/Casa.com.br

“A Juliana fez essa viagem bem na época em que estava escolhendo as cores do apartamento. Isso incentivou e resgatou uma ideia antiga que ela tinha de ter um apartamento bem colorido. Ela disse que foi esse lugar que a ensinou a abraçar as cores. Quando a recebemos para a primeira reunião no escritório, ela chegou com a foto desse museu para servir de inspiração para o projeto. Por isso, imprimimos a foto em metacrilato e colocamos logo na entrada“, contam os arquitetos.

Sala de estar com quadros na parede, plantas suspensas
Mariana Orsi/Casa.com.br

Em termos de reforma, a varanda foi aberta e passou a se integrar com a sala e a cozinha. O principal desafio para o escritório foi transformar todas as referências da futura moradora, que gostava um pouco de tudo, em algo harmônico e funcional.

Máquina de lavar em uma posição mais alta, lavanderia verde
Mariana Orsi/Casa.com.br

“Uma das necessidades da Ju era ter uma máquina de lavar numa posição mais alta, ergonômica, mais fácil de usar – que não precisasse abaixar na hora de colocar e retirar as roupas.

Veja também

O escritório solucionou a questão fazendo uma lavanderia elevada, com a máquina suspensa. A área de serviço ficou integrada ao terraço”, explicam.

Continua após a publicidade

Canto alemão na cor rosa salmão com cadeiras azuis
Mariana Orsi/Casa.com.br

Receber bem os amigos era outro ponto importante para a moradora. Os profissionais investiram então em um canto alemão – que também é baú – com mesa redonda, que é ótima para aproximar as pessoas.

Varanda de apartamento pequeno integrada à sala
Mariana Orsi/Casa.com.br

“Na varanda ela queria um espaço onde pudesse relaxar, sentar pra tomar um café ou um vinho e se encher de energia ao apreciar a vista e o pôr do sol. Inclusive, ela escolheu esse apartamento por causa desse cantinho na varanda, que dá pra ver o Pico do Jaraguá. É um lugar lindo. Nós também colocamos ali uma poltrona do designer Fernando Jaeger, para que a moradora pudesse apreciar esses momentos”, dizem.

Os arquitetos optaram por deixar o armário no segundo quarto, garantido assim mais espaço e amplitude no dormitório da moradora. Eles também fizeram uma estante em cima do sofá para ganhar mais espaço no ambiente.

Cozinha verde
Mariana Orsi/Casa.com.br

Na cozinha, que recebeu tons verdes e é o ambiente favorito do escritório, o revestimento escolhido para o splash da pia é um piso tátil de calçada (desses usados nas ruas para guiar pessoas com deficiência visual). A moradora abraçou a ideia dos profissionais, o que deixou o ambiente super autêntico.

Colorido, vibrante e confortável – assim que os arquitetos definem o apê. “O projeto traz um valor afetivo e as cores eram muito importantes para a moradora desde o início. O apartamento tem muitas características de personalidade, gostos, memórias e tudo que era importante pra ela. Então, o apê ficou a sua cara”, contam.

Curtiu o projeto? Confira então mais fotos e detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade