Estilo industrial e décor cosmopolita marcam este apê de 50 m²

O projeto é do arquiteto Gabriel Cordeiro, que integrou os ambientes sociais e aplicou soluções de armazenamento

Por Yara Guerra Atualizado em 8 mar 2022, 10h14 - Publicado em 1 mar 2022, 13h00

Localizado na República, em São Paulo, este apartamento de 50 m² pertence a um casal moderno e descolado acostumados com a vida urbana. Eles buscavam um projeto que transmitisse a atmosfera cosmopolita da cidade e com uma pegada industrial.

Para isso, contrataram o arquiteto Gabriel Cordeiro. “Antes do projeto, o apartamento era um espaço padrão, com quarto, cozinha e varanda sem integração com o restante do imóvel. Esse foi um ponto que os moradores já nos trouxeram bastante definido: integração total“, conta o profissional.

Sala integrada à varanda e cozinha
Evelyn Müller | Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br

Ele integrou a cozinha, quarto e varanda. Agora, a cozinha é levemente separada da sala por uma estrutura em serralheria e vidro, permitindo assim contato visual com todo o apartamento. Além disso, a solução permite que a iluminação natural que entra pela área de serviço se permeie pelo imóvel.

Veja também

Sala integrada a varanda e cozinha
Evelyn Müller | Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br

“O maior desafio do projeto, com certeza, foi criar um espaço que comportasse receber os amigos dos moradores, na sua maioria jovens que gostam de festejar, e que ao mesmo tempo fosse um apartamento acolhedor, aconchegante”, conta Gabriel.

Os moradores pediram também um espaço para bar, que foi colocado na varanda. O arquiteto criou também um banco baú de ponta a ponta na sala de jantar para acomodar o maior número de pessoas, gerando também mais espaço de armazenamento.

Continua após a publicidade

Home bar na varanda
Evelyn Müller | Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br

“Como o apartamento ficou todo integrado – quarto, sala, cozinha etc. –, criamos um suporte para duas TVs, uma que fica voltada para a sala e outra que fica direcionada para dentro do quarto. O piso é de madeira de demolição cumaru, o que ajuda na acústica e também a deixar o apartamento super gostoso ao andar descalço. Já na cozinha e área de serviço, utilizamos um ladrilho hidráulico no piso”, diz o profissional.

Cozinha preta
Evelyn Müller | Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br

Com um estilo industrial e de muita personalidade, o imóvel contou com cinza e preto na paleta de cores e tijolinhos e placas cimentícias como revestimento, o que ajudou a criar a atmosfera desejada pelos moradores.

“O que mais gosto no projeto é a identidade que conseguimos imprimir a partir das escolhas feitas pelo escritório juntamente com os moradores, como os revestimentos de placas cimentícias em conjunto com os tijolinhos e acabamentos dos mobiliários, como o couro do sofá. São vários elementos especiais que juntos resultaram em um projeto único”, finaliza Gabriel.

Curtiu? Confira mais fotos abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade