107 cozinhas pretas super modernas para você se inspirar

Ama um design dark? Separamos dicas para você arrasar com a cor escura na sua casa

Por Luiza Cesar Atualizado em 18 fev 2022, 13h27 - Publicado em 21 fev 2022, 13h00
B&Q/Reprodução

Preto não é a primeira cor que vem à mente quando pensamos em cozinha, certo? Branco e tons brilhantes são mais comuns, principalmente combinadas com materiais claros, como alguns tipos de madeira.

Porém, se você gosta da cor, da ideia de um cômodo monocromático ou apenas alguns pontos de cores alegres com um visual geral mais dark, por que não investir em uma cozinha preta e quebrar o estereótipo?

Reprodução/Pinterest

Com um bom planejamento, você consegue uma cozinha atemporal e chique, afinal, estamos falando do preto, rei da elegância. Além de ser fácil de aplicá-lo em qualquer estilo de decoração – industrial, clássico, minimalista, contemporâneo, etc – apenas oque no tom e faça a seleção de itens de acordo. Para um ambiente moderno, peças redondas e com curvas é uma boa pedida.

E, por incrível que pareça, um cômodo com este design, pode ser um espaço calmo e sereno com boas escolhas – uma ilha de madeira ou detalhes com o material ajuda nessa sensação. Tons profundos e marcantes podem mudar o clima no espaço e fornecer aconchego, importante para reunir convidados, comer e beber.

Você pode adicionar o preto a partir do revestimento, lustres, armários, balcão, arte, papel de parede, enfim, muitas maneiras de incorporá-lo ou escolher por tudo e ter um espaço 100% escuro. Independente disso, olhar algumas inspirações para animar a criatividade é sempre bom.

Diferentes maneiras de aplicara o preto na cozinha

 

Continua após a publicidade

Cozinha toda preta

 

Continua após a publicidade

Ao escolher investir em uma cozinha toda preta, os eletrodomésticos, materiais e detalhes decorativos também podem fazer parte da paleta. Trazendo elementos escuros, você cria um visual leve e luxuoso para o seu cômodo monocromático, especialmente se optar pela sobreposição de texturas e tons diferentes da cor – evitando a aparência pesada e unidimensional.

Cores foscas com brilhantes dão um quebra no esquema unicolor, apresentando mais interesse também. Se estiver procurando toques quentes e ricos, acabamentos metálicos caem muito bem neste cenário – como o cobre, latão, aço e estanho -, adicionando características modernas.

Cozinha planejada preta

 

Continua após a publicidade

O que é uma cozinha planejada preta? De maneira geral, é um espaço que conta com praticidade e funcionalidade, ajudando no uso dia a dia e, neste caso, na preparação de refeições e limpeza.

Por isso, o projeto deve levar em conta a iluminação, paleta de cores, configuração dos móveis, organização – com gavetas, separações e armazenamentos -, revestimentos – como tijolos expostos para um visual industrial e azulejos -, estilo, eletrodomésticos e vegetação – é um design dark, mas não dead. Tudo deve ser alinhado para um cenário harmonioso.

Atente-se sempre dos tamanhos e dimensões – lembrando que o preto pode ser usado em espaços pequenos ou amplos e fechados ou abertos. Por último, não esqueça da luz natural, grandes janelas ajudam a somar claridade à um local com peças escuras.

Veja também

Cozinha com armários pretos

 

Continua após a publicidade

Esta é uma maneira de quebrar a sobrecarga branca por ser fácil de combinar. Se você gosta da cor ou da combinação dela e do contraste, invista nos armários de cozinha pretos.

Dica: gabinetes pretos simples inferiores combinam muito com o mesmo móvel, mas branco, clássico e superior.

Cozinha preta e branca

 

Continua após a publicidade

Uma cozinha preta e branca oferece um equilíbrio e contraste. Uma ótima opção para espaços enxutos, garantindo um cômodo leve e arejado. Uma ilha preta dramática contra uma cozinha branca mostra uma ótima qualidade gráfica. Assim como paredes brancas e azulejos brancos com armários pretos.

Cozinha preta e cinza

 

Continua após a publicidade

As cozinhas pretas e cinzas provam ser uma combinação fresca e bonita. Use cada tom para deixá-la sofisticada e marcante. Por ser um dos mais versáteis dos neutros, o cinza pode ser aplicado em diversos tons, desde de carvão ao cinza-azulado, e combina muito bem com superfícies de madeira. Se está inseguro de investir até mesmo no cinza, comece pequeno, com detalhes ali e aqui.

Cozinha vermelha e preta

 

Continua após a publicidade

A decoração da cozinha preta também pode levar outras cores, até as mais alegres. E, cá entre nós, a junção do vermelho com o preto é super sexy. Aproveite que o preto é uma cor neutra e pode ser combinada com quase tudo. Apenas tenha em mente qual tipo de atmosfera você deseja criar.

Balcão de cozinha preto

 

Continua após a publicidade

Enfeite a sua cozinha com um balcão preto! O estilo vai bem em ambientes modernos ou tradicionais. Acrescente o toque escuro com uma superfície de pedra, corian, granito ou mármore. Brilhantes ou foscos, eles irão te presentear com um super interesse visual.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade