Clean, contemporâneo com toques industriais: confira este apê de 65m²
O arquiteto Rafael Ramos modernizou o layout do apartamento e integrou os ambientes por meio de portas de correr
O morador deste apartamento de 65m², no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro) comprou o imóvel em um leilão para ter sua primeira experiência morando sozinho. Assim que recebeu as chaves, ele entrou em contato com o arquiteto Rafael Ramos para solicitar um projeto de reforma total de todos os cômodos, incluindo a nova decoração.
“O cliente queria um projeto que refletisse, ao mesmo tempo, a personalidade dele e o DNA do nosso escritório, cujo trabalho ele já acompanhava há algum tempo por indicação de antigos clientes nossos. Outro pedido dele foi priorizar a integração e a versatilidade de uso dos espaços”, conta Rafael.
Praticamente, o apartamento foi ao chão durante a reforma para dar lugar a uma planta com novo layout. A original possuía, por exemplo, o tradicional “cachimbo” na sala, espécie de mini corredor que dá acesso à uma janela pequena, solução muito comum nos imóveis antigos da zona sul carioca.
“Eliminamos o cachimbo demolindo a parede do quarto vizinho à sala e no lugar da antiga alvenaria instalamos portas de correr, com esquadrias de madeira e vidro canelado, que permitem isolar ou integrar o atual home office, que também funciona como quarto de hóspedes”, explica o arquiteto.
“Quando as portas de correr estão completamente abertas, a sala de estar com tv parece bem mais ampla e ainda recebe mais luz natural”, acrescenta ele. As paredes que delimitavam as dependências de serviço também foram demolidas para criar o atual banheiro social e ampliar a cozinha (que ganhou ainda uma “península” com cooktop), agora aberta e integrada à sala de jantar.
Segundo Rafael Ramos, o projeto segue um estilo clean contemporâneo, com pegada levemente industrial, em tons predominantemente neutros, resultando em uma atmosfera jovial, em sintonia com a personalidade e a faixa etária tanto do morador como do próprio arquiteto.
Em se tratando de cores e materiais de acabamento, no geral, o arquiteto investiu em tons de cinza, tijolinhos cimentícios off white, esquadrias de madeira, vidros canelados, azulejos com estampas geométricas minimalistas e marcenarias ora em freijó natural ora em laca.
Curiosidade: a intenção inicial do cliente era transformar o apartamento em uma residência híbrida, ou seja, seria sua própria moradia, mas, eventualmente, poderia ser alugado na plataforma Airbnb. Apaixonado pelo resultado final, rapidamente ele desistiu da ideia do aluguel por temporada.
“Nosso maior desafio neste projeto foi o prazo bem curto da obra e fazer todos os desejos do Gabriel caberem no orçamento estipulado por ele. E ainda aumentar a presença de luz natural e integrar os espaços de um apartamento de fundos que tinha uma planta bem compartimentada”, finaliza Rafael.
Curtiu? Confira todas as fotos na galeria abaixo!