Continua após publicidade

Reforma traz integração, espaços de armazenamento e cores para apê de 63m²

O Studio 92 Arquitetura apostou em uma decoração leve e peças multifuncionais para criar um apartamento descontraído e funcional

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h24 - Publicado em 5 set 2022, 13h00
Sala com home office
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

O mote do projeto deste apartamento de 63m² foi atender à necessidade da cliente que queria modificar todo layout original do apartamento e criar um home office.

Levando em consideração os desejos da cliente, o escritório Studio 92 Arquitetura realizou total transformação, quebrando paredes e introduzindo novos elementos ao projeto, o que colaborou na percepção do aumento de espaço na metragem do apartamento, que ficou mais arejado e iluminado sem as paredes.

Cozinha integrada com sala de estar
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A primeira providencia foi quebrar a parede e integrar a cozinha à sala com uma bancada com 4 metros de comprimento que segue em L até a área molhada que foi deslocada para a parede onde há a janela, que antes ficava o fogão.

Ao quebrar a parede, descobriu-se uma tubulação de esgoto do prédio, mas isso não foi problema para o escritório, que a incorporou ao novo projeto, deixando-a aparente e se transformando em um dos destaques charmosos do apartamento.

Continua após a publicidade
Sala de estar integrada com jantar
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Para isso, foi revestida com uma estrutura metálica com acabamento em pintura eletrostática na cor salmão contrastando com o verde da parede onde as arquitetas criaram um canto alemão.

O canto alemão com baús profundos que servem para guardar objetos e outros itens da casa, também permite mais pessoas sentadas ao redor da mesa com duas cadeiras, o que facilita na circulação pelo espaço.

Continua após a publicidade
Quarto com papel de parede
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Uma das exigências da moradora era criar um home office que também pudesse servir de quarto de hóspedes, porém, ela não queria ficar isolada em um espaço, portanto, este ambiente deveria ser integrado e ao mesmo tempo manter uma privacidade à visita esporádica.

Este impasse foi logo solucionado pelas arquitetas que retirou a parede do segundo quarto e o integrou à sala com um móvel desenhado pelo próprio escritório.

Continua após a publicidade
Móvel multifuncional com tv
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Este móvel multifuncional atende aos dois ambientes. Na sala com painel no qual foi instalada a TV, cuja continuidade é a bancada do home office que delimita os dois ambientes, acima uma prateleira vazada para manter ventilação e luminosidade.

Como a premissa deste projeto também foi o armazenamento, foram criados vários recursos para este objetivo. Entre eles desenhou um grande armário no quarto de hóspede/home office com portas ripadas.

Continua após a publicidade

A decoração da sala possui uma linguagem moderna e colorida. As arquitetas colocaram um tapete com estampa geométrica para dar movimento.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade