O que são móveis multiuso? 4 itens para quem tem pouco espaço

Saiba quais peças você pode usar para aumentar a funcionalidade e o conforto da sua casa

Por Redação Atualizado em 3 ago 2022, 15h44 - Publicado em 3 ago 2022, 19h00
estante funcional
Projeto do Studio 92 Arquitetura Mariana Orsi/Casa.com.br

Com espaços cada vez menores, os móveis multiuso são os novos queridinhos do momento. Há anos eles estão no mercado – a exemplo do sofá-cama, que já foi sonho de muitos consumidores.

Mas, hoje, estes estão disponíveis para o mobiliário de basicamente todos os ambientes, desde os sofás baú, cadeiras empilháveis e bancos que se transformam em mesas.

Armário multifuncional
Projeto de Antonio Armando de Araújo Julia Ribeiro/Casa.com.br

Versatilidade, modernidade e funcionalidade são algumas das suas principais vantagens, uma vez que aquele canto inutilizado ou até mesmo um ambiente compacto ganham utilidade e contribuem para a decoração e organização no dia a dia.

“Com o passar dos anos, as necessidades do lar podem mudar. Além disso, para muitas pessoas, economizar espaço dentro de casa tornou-se uma necessidade. Durante a pandemia, por exemplo, o quarto acumulou uma nova função em muitos lares, como escritório para o trabalho remoto.

Diante de todas as necessidades da vida moderna, os móveis multifuncionais se consolidaram nos últimos anos como uma realidade e vêm ganhando cada vez mais adeptos”, afirma Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim.

Estante multifuncional
Projeto de Piratininga Arquitetos Associados + Bruno Rossi Arquitetos Reprodução/ArchDaily

Além da otimização dos espaços, os móveis multiuso podem evitar reformas ao trazer novas possibilidades criativas para aproveitar os ambientes da casa de maneiras diferentes.

Sendo assim, o uso inteligente do espaço disponível é uma das principais vantagens deste mobiliário. Funcionalidade e conforto são tendências para este ano, por isso a executiva listou algumas opções de móveis multiuso que combinam com a decoração de lares de todos os tamanhos e estilos. Confira:

1. Sofá-cama

sofá-cama
Móveis Digital/Reprodução
Continua após a publicidade

Há algumas décadas, o sofá-cama era uma grande novidade, entretanto, hoje o item é mais comum do que imaginamos e integra a decoração de muitos lares.

Considerado a melhor opção para uma noite de sono confortável tanto para os hóspedes, como para os próprios moradores na hora de acompanhar seus programas e filmes preferidos.

2. Nichos

nichos
Projeto por Andrade & Mello Arquitetura Emerson Rodrigues/Casa.com.br

O nicho é um excelente exemplo de móvel coringa para compor a decoração de qualquer ambiente. Ele é útil desde o quarto, substituindo o aparador, na sala para disposição dos livros e fotos, ou até mesmo no banheiro para guardar utensílios de higiene e cosméticos.

Os nichos são versáteis, práticos e bonitos para compor a decoração do lar, alguns possuem prateleiras e gavetas.

3. Estantes multiuso

Sala com piso de madeira, sofá funcional cujo rodapé serve de estante e paredes de vidro
Projeto do escritório Wrightson Stewart Kylie Hood/BowerBird

Antigamente as estantes possuíam uma única função: suporte para televisores. Porém, atualmente esta peça é fundamental para a decoração das salas. Cada vez mais modernas, elas ganharam inclusive uma nova maneira de uso e tornaram-se divisórias para ambientes. Esta opção é ótima principalmente para quem quer decorar a sala de jantar ou para quem mora em um flat, por exemplo.

4. Armários organizadores

armário funcional
Chi, Ireen Sit/ArchDaily

Os armários são essenciais para garantir eficiência ao lar, afinal podem ser usados em todos os cômodos. Há apenas uma ressalva: eles precisam se integrar ao ambiente, sem destoar da decoração.

Usados, sobretudo, na cozinha, além de serem úteis para guardar alimentos e utensílios domésticos, eles podem se transformar em uma pequena mesa para as refeições ou até mesmo preparo dos alimentos.

Continua após a publicidade

Publicidade