Base neutra, cores escuras e design assinado formam este apê de 170 m²
As arquitetas do Studio Matuti criaram variadas opções de armazenamento e um lavabo de bancada verde que é o grande destaque do projeto
Localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, este apartamento de 170 m² pertence a uma família de 4 pessoas. Eles desejavam reformá-lo para permitir um maior armazenamento e organização, além de um espaço para estudos.
A família ama plantas, tocar pianos e receber amigos – características consideradas pelo Studio Matuti, responsável pelo projeto. “Era um apartamento com uma suíte e dois dormitórios. Nós transformamos em três suítes e também criamos um lavabo“, contam as arquitetas.
Como havia uma grande demanda por armazenamento, as profissionais criaram armários e até mesmo um “coat closet“, que foi um dos pedidos da moradora.
“Aproveitamos a profundidade do piano para encaixar o vão do lavabo e closet master entre dois grandes pilares existentes. Onde antes havia o dormitório de serviço, fizemos o banheiro da terceira suíte”, dizem.
Segundo elas, os principais destaques do apartamento são a porta de correr que esconde o piano, em palha tensionada, e o lavabo verde, com a iluminação em barrisol ocupando todo o teto.
Cores mais escuras e quentes predominam no décor e trazem aconchego, ao mesmo tempo em que criam o contraste com o branco das paredes. “Buscamos uma base neutra e criamos o destaque na marcenaria“, explicam as profissionais.
Na suíte dos meninos, a ideia era fazer uma bancada de estudos e duas camas baixas e grandes – um quarto já preparado para os pequenos que logo irão se tornar adolescentes.
Já a suíte da filha não é nada infantil, tem muitos armários e uma iluminação suave e indireta. “A suíte master foi pensada para receber os filhos em um momento que a família adora, que é assistindo filmes antes de dormir, por isso o sofá na frente da cama. A moradora queria um ambiente mais intimista, com um banheiro bem confortável, com banheira para curtir com os filhos também”, dizem.
O piano, a mesa em madeira carbonizada, as cadeiras de Geraldo de Barros e a Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, são peças de design que complementam as várias obras de arte espalhadas pelo imóvel.
A iluminação, por sua vez, foi elaborada pelo próprio escritório: “Colocamos a quantidade mínima necessária de pontos no teto, e abusamos do LED linear com luz indireta, tanto embutido no gesso, quanto nas marcenarias”.
“Gostamos muito do lavabo e do banho master desse projeto – o lavabo pela pedra verde inusitada e o banho master devido ao piso de madeira em um trecho, que traz bastante aconchego, além da banheira de imersão”, completam.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria: