Compacto e clean: apê de 45m² tem banheira fora do banheiro
O projeto, assinado pelo escritório J1 Arquitetura e Engenharia, investiu em uma base neutra com revestimentos em porcelanato
O advogado Alan Gavinho comprou este apartamento com 45m² no sexto andar de um edifício de frente para a Praia de São Francisco, em Niterói, com a intenção de sair da casa de sua família e levar junto seu pet e fiel escudeiro Alex, da raça golden retriever.
Para adaptar o primeiro imóvel às suas necessidades e gostos, o novo proprietário convocou o escritório J1 Arquitetura e Engenharia, comandado pelo engenheiro civil Jone Elias.
“Em nosso primeiro encontro, o Alan nos contou, em linhas gerais, o que esperava do projeto, mas preferiu confiar ao nosso escritório a criação de uma proposta com o melhor aproveitamento possível do pequeno espaço, de 45m²”, conta ele.
Veja também
- Apê de 185 m² todo integrado ganha banheira e closet na suíte principal
- Back to black: apê de 47m² vai com tudo no preto
- Apê de 42 m² tem paleta sóbria e estante multifuncional
Como o plano era integrar todos os ambientes, algumas paredes de alvenaria tiveram que ser demolidas, deixando, assim, a planta livre para ser setorizada através de esquadrias móveis, em alumínio preto com vidro canelado.
Foi este recurso que permitiu delimitar, por exemplo, o quarto de dormir com escritório, que agora pode ser totalmente isolado, quando necessário, sem comprometer a passagem de luz natural, que vem do janelão piso-teto na fachada do prédio.
A decoração, de estilo industrial contemporâneo, conta com peças e revestimentos totalmente novos e segue uma base neutra, com destaque para a cor cinza (presente no porcelanato, móveis planejados e estofamento do sofá) e a cor preta (presente nas esquadrias de alumínio, serralheria de alguns móveis, trilhos de iluminação e eletros da cozinha).
Já o porcelanato no padrão madeira e a parede de tijolinho entram para deixar os ambientes mais quentes e acolhedores. “Esta mix trouxe sofisticação e modernidade ao projeto”, avalia o engenheiro.
No projeto se destacam ainda a banheira de imersão fora do banheiro, posicionada ao lado da cozinha e de frente para o mar para que o morador possa contemplar a vista da praia enquanto relaxa; e o uso do mesmo porcelanato no padrão madeira no piso, paredes e teto na área próxima à janela, que não só delimita o ambiente da cozinha como também cria uma espécie de moldura da vista do mar.
“Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, setorizar os ambientes, mesmo aplicando o conceito de total integração dos espaços”, conclui.
Curtiu? Veja mais algumas fotos na galeria abaixo!