Continua após publicidade

Apê de 220 m² industrial e sofisticado e combina cimento e madeira

O projeto é do escritório MAB3 Arquitetura, que reformulou todo o imóvel para vencer a sua planta original diagonal

Por Yara Guerra
11 abr 2022, 13h00
Sala de estar integrada com painel de madeira, sofá azul marinho e detalhes cinza
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Moram neste apartamento de 220 m² um jovem casal com seus dois filhos. Eles queriam que o imóvel fosse uma casa para a vida inteira e bastante prática, que imprimisse o seu estilo.

Chamaram então o escritório MAB3 Arquitetura para reformá-lo por completo. “O maior desafio do projeto, com certeza, foi o formato do prédio, que é todo na diagonal – inclusive as estruturas, dificultando o layout e integrações. Além disso, os moradores buscavam um apartamento jovem, com uma pitada industrial, mas que fosse bastante sofisticado. Encontrar esse mix perfeito foi um desafio!”, contam as profissionais.

Sala de estar integrada à brinquedoteca com base neutra de madeira e detalhes cinza
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Depois do quebra cabeça para alcançar o layout perfeito, vencendo a planta diagonal, as arquitetas criaram novas linhas paralelas entre parede e marcenarias, além de conseguir também fazer a mistura ideal entre o sofisticado e o industrial, combinando elementos pretos, metálicos e o cimento queimado com a madeira clara.

Sala de estar com base neutra e detalhes em azul e cinza
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Estes elementos se distribuem no décor unidos às cores sóbrias da paleta, como o cinza e o azul marinho. O estilo, como dito, é único e transita entre o industrial e o sofisticado. “Esse certamente foi o partido usado para a criação do projeto”, dizem.

Continua após a publicidade

No living, o painel de madeira é formado por portas camarão que podem integrar a brinquedoteca à sala de estar. Outro destaque é a marcenaria com mix de madeira e cimento, toda funcional, com muitos armários.

Sala de estar com sofá azul e poltrona cinza e painel de madeira para TV
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

“O sofá duplo azul marinho com mesa de madeira acoplada garantiu a ortogonalidade no layout da sala um dos truques que usamos para tirar um pouco do diagonal da planta”, comentam as arquitetas.

Cozinha com marcenaria azul e detalhes em cinza e cimento queimado
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Já na cozinha, a laca azul marinho com cimento e madeira tem muita personalidade e deixa o ambiente realmente especial. “A suíte master, com cabeceira estofada em uma textura linda, também tem as mesinhas laterais mixando madeira e cimento”, dizem. O link entre os acabamentos de todos os espaços, inclusive, é parte da assinatura do escritório.

Continua após a publicidade
Mesa de refeições na cozinha com parede de cimento queimado
(Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Todo o mobiliário foi comprado novo para o projeto, desenhado sob medida para atender às necessidades da família. O projeto de iluminação, por sua vez, recebeu forro de gesso com luminárias de embutir no frame na cor preta, trazendo mais uma vez o mix de estilos.

“A galeria da entrada toda em cimento com as portas camufladas que é abraçada pelo painel de madeira é muito especial”, dizem as arquitetas sobre o ambiente favorito no imóvel.

Continua após a publicidade

Curtiu o projeto? Então confira mais fotos e detalhes na galeria:

Publicidade