4 dicas para iluminar as áreas sociais

Procurando formas de deixar os seus ambientes acolhedores e convidativos?

Por Redação Atualizado em 6 jan 2022, 19h55 - Publicado em 7 jan 2022, 13h00
Nesse projeto da Tesak Arquitetura, as arquitetas uniram uma iluminação central e, nas laterais, luzes indiretas Luis Gomes/Reprodução

Pensar no projeto da sala de estar também é pensar no conforto dos moradores e convidados. E para atingir esse objetivo, levar em conta cada detalhe é essencial. Afinal, como um dos cômodos mais aproveitados pela família vai apresentar um sofá descontável, poucos assentos e apoios ou pouca iluminação? Além disso, neste espaço, você pode receber amigos, relaxar e até trabalhar.

“Todo living se beneficia de uma boa iluminação natural, mas saber como complementá-la com um projeto luminotécnico faz toda a diferença para o conforto e funcionalidade do espaço”, explica as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura, que selecionaram dicas valiosas para você oferecer o melhor na sua casa:

A luz indireta, complementada por pendentes e plafons, tornou esse projeto da Tesak Arquitetura super convidativo Luis Gomes/Reprodução

Iluminação direta ou indireta?

Quando o assunto é sala de estar, o uso de uma iluminação geral e centralizada no espaço é o ideal, mas ela deve ser complementada por luzes indiretas nas laterais, proporcionando mais aconchego. Se optar por uma configuração contrária, a disposição no centro do ambiente pode causar sensações inadequadas.

Veja também

Você ainda pode optar por uma claridade direta e direcionada a um ponto, como um canto de leitura ou home-office, oferecendo mais foco para as atividades. Fitas LED são ótimas para complementar o espaço, destacando detalhes.

Continua após a publicidade

Tons quentes são os favoritos para o living, como dizem as profissionais da Tesak Arquitetura Luis Gomes/Reprodução

Tonalidades

Os tons da luz também devem ser levados em conta. Sendo assim, lâmpadas quentes são as melhores opções. Separe as luzes brancas para os cômodos como banheiros ou cozinhas e as amarelas para as áreas sociais, uma vez que transmite boas sensações e abraça os moradores.

Sala de estar com sofá e poltrona com abajur sobre mesa de lateral
Quanto ao tamanho, os mais imponentes e altos são ideais para ambientes amplos, onde a iluminação pode se dissipar melhor Bruno Cardi/Casa.com.br

Dimerização

Por que não criar cenas de iluminação e atender os diferentes usos da sala de estar? A instalação de dimmer possibilita regular a intensidade da claridade. Entretanto, nem todo o tipo de lâmpada pode ser dimerizada. Confira a compatibilidade antes de fazer a compra.

A iluminação pode ser empregada para realçar objetos no living – como as arquitetas da Tesak Arquitetura fizeram nessa cristaleira com as fitas de LED embutidas na marcenaria Luis Gomes/Reprodução

Eficiência energética

Por último, leve sempre em conta questões como economia e eficiência. Aplicar luminárias LED ajuda na redução do consumo de energia elétrica, não dissipa calor e proporciona um clima ameno e conveniente para a sala de estar.

Além disso, por ser muito popular, é possível encontrá-las em diversas tonalidades, permitindo a criação de um projeto luminotécnico perfeito e agradável.

Continua após a publicidade

Publicidade