Continua após publicidade

4 dicas para iluminar as áreas sociais

Procurando formas de deixar os seus ambientes acolhedores e convidativos?

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 09h17 - Publicado em 7 jan 2022, 13h00
Nesse projeto da Tesak Arquitetura, as arquitetas uniram uma iluminação central e, nas laterais, luzes indiretas (Luis Gomes/Reprodução)

Pensar no projeto da sala de estar também é pensar no conforto dos moradores e convidados. E para atingir esse objetivo, levar em conta cada detalhe é essencial. Afinal, como um dos cômodos mais aproveitados pela família vai apresentar um sofá descontável, poucos assentos e apoios ou pouca iluminação? Além disso, neste espaço, você pode receber amigos, relaxar e até trabalhar.

“Todo living se beneficia de uma boa iluminação natural, mas saber como complementá-la com um projeto luminotécnico faz toda a diferença para o conforto e funcionalidade do espaço”, explica as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura, que selecionaram dicas valiosas para você oferecer o melhor na sua casa:

A luz indireta, complementada por pendentes e plafons, tornou esse projeto da Tesak Arquitetura super convidativo (Luis Gomes/Reprodução)

Iluminação direta ou indireta?

Quando o assunto é sala de estar, o uso de uma iluminação geral e centralizada no espaço é o ideal, mas ela deve ser complementada por luzes indiretas nas laterais, proporcionando mais aconchego. Se optar por uma configuração contrária, a disposição no centro do ambiente pode causar sensações inadequadas.

Continua após a publicidade

Veja também

Você ainda pode optar por uma claridade direta e direcionada a um ponto, como um canto de leitura ou home-office, oferecendo mais foco para as atividades. Fitas LED são ótimas para complementar o espaço, destacando detalhes.

Tons quentes são os favoritos para o living, como dizem as profissionais da Tesak Arquitetura (Luis Gomes/Reprodução)

Tonalidades

Os tons da luz também devem ser levados em conta. Sendo assim, lâmpadas quentes são as melhores opções. Separe as luzes brancas para os cômodos como banheiros ou cozinhas e as amarelas para as áreas sociais, uma vez que transmite boas sensações e abraça os moradores.

Sala de estar com sofá e poltrona com abajur sobre mesa de lateral
Quanto ao tamanho, os mais imponentes e altos são ideais para ambientes amplos, onde a iluminação pode se dissipar melhor (Bruno Cardi/Casa.com.br)

Dimerização

Por que não criar cenas de iluminação e atender os diferentes usos da sala de estar? A instalação de dimmer possibilita regular a intensidade da claridade. Entretanto, nem todo o tipo de lâmpada pode ser dimerizada. Confira a compatibilidade antes de fazer a compra.

A iluminação pode ser empregada para realçar objetos no living – como as arquitetas da Tesak Arquitetura fizeram nessa cristaleira com as fitas de LED embutidas na marcenaria (Luis Gomes/Reprodução)

Eficiência energética

Por último, leve sempre em conta questões como economia e eficiência. Aplicar luminárias LED ajuda na redução do consumo de energia elétrica, não dissipa calor e proporciona um clima ameno e conveniente para a sala de estar.

Além disso, por ser muito popular, é possível encontrá-las em diversas tonalidades, permitindo a criação de um projeto luminotécnico perfeito e agradável.

Publicidade