Casa Created with Sketch.

Qual seu estilo de banheiro?

Assim como os outros cômodos da sua casa, o banheiro também merece um projeto bem elaborado

Qual o estilo de decoração que mais combina com a sua personalidade? Rústico? Minimalista? Ou será industrial? Saiba que alinhar o banheiro com o seu gosto o deixará ainda mais confortável e relaxante. Assim como os outros cômodos da casa, este também merece atenção, principalmente por ser o espaço íntimo que nos recebe todos os dias.

Para te ajudar nesta jornada, a Incepa, especialista em louças e metais sanitários para banheiros, preparou um guia completo para estabelecer o décor do banheiro que mais combina com sua personalidade e modo de vida.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Atenção: Antes de analisar as características de cada estilo e decidir qual o certo para você, tenha em mente tamanhos, iluminação disponível, harmonia com o restante do lar e funcionalidade. O uso de materiais duráveis também deve estar na lista, sendo mais fácil alcançar o banheiros dos sonhos e ter um projeto seguro.

Estilo industrial

 

Conhecido pelas paredes com revestimento de tijolo, concreto, fiação, tubulações e estruturas expostas, o estilo industrial surgiu em Nova Iorque, EUA. Na época, por volta de 1950, antigos galpões e fábricas passaram a ser usados como residências e muitos mantiveram seus acabamentos originais.

Para inserir esse visual no seu lar, as proporções entre o mobiliário e o ambiente devem ser respeitadas, sobretudo em um espaço com o pé direito alto. A fim de deixar o ar industrial ainda mais marcante, o projeto deve deixar as tubulações, tanto hidráulica quanto elétrica, expostas.

 (Reprodução/Pinterest)

Com relação a cor das louças sanitárias, as brancas e com brilho alcançam um contraste bonito com um piso mais escuro, como o porcelanato que imita o concreto. As peças em tons de cinza e preto, com acabamento matte, também oferecem um efeito muito interessante.

Estilo minimalista

 

Com o objetivo de proporcionar paz e tranquilidade, o minimalismo aposta em formas simples e em peças que unam decoração e utilidade ao mesmo tempo.

A iluminação clara também é uma boa dica para quem se identifica com o design. O mais indicado, aqui, são peças claras.

Estilo escandinavo

 

O escandinavo é conhecido por apresentar linhas retas e detalhes minimalistas. Para montar um banheiro seguindo essa tendência, o piso deve ser composto por peças hexagonais e, nas paredes, revestimentos menores nos formatos quadrados ou retangulares.

O branco é a cor mais aplicada nestes ambientes e os gabinetes costumam ser de madeira.

Veja também

Estilo retrô

 

O retrô combina com aquelas pessoas que querem resgatar as memórias afetivas de outras épocas, compondo uma decoração com toques de modernidade e tecnologia do presente. As peças usadas são releituras daquelas usadas antigamente, geralmente adaptadas aos dias de hoje. O resultado é uma atmosfera que gera a sensação de acolhimento, do feito à mão e do tempo passando mais devagar.

 (Reprodução/Pinterest)

Aqui, cores emblemáticas dos anos 60, 70 e até mesmo 80, como o rosa, o azul bebê e o amarelo são bem comuns, tanto nas louças quanto nos revestimentos. O acabamento matte acrescenta ainda mais charme ao espaço.

Estilo rústico

 

O rústico preza, principalmente, pelo aconchego e simplicidade, apostando em materiais naturais como madeira, cimento queimado, pedra, tijolo e cores quentes puxando para os tons terrosos. Outro elemento que compõe muito bem esse estilo é o uso das plantas.

 (Reprodução/Pinterest)

Ainda é possível combinar o rústico com itens modernos, como uma bancada em madeira de demolição com uma cuba com linhas mais curvas. É importante, porém, ter em mente que, por se tratar de um lugar úmido, a madeira deve receber um tratamento especial. Nesse sentido, as louças sanitárias podem ser de cores escuras e com acabamento matte.

Estilo romântico

 

O banheiro no estilo romântico nunca sai de moda. Conhecido também como provençal, esses ambientes ganham itens de decoração com menos contraste, tons pastel e podem ter diversos tipos de combinações.

 (Reprodução/Pinterest)

Se as paredes forem estampadas com desenhos florais, pátina, papel de parede ou tecido, escolha louças brancas com acabamento matte, criando um ar mais acolhedor. Combinando com espelhos vitorianos, o cômodo lembrará os romances dos séculos XVIII e XIX.

Estilo moderno

 

Se a sua personalidade for mais ligada aos tempos de hoje, o estilo moderno é o seu par perfeito. Valorizando as tecnologias, ele prioriza formas retas, cores mais neutras e poucos elementos. Outra dica importante para montar um banheiro moderno é investir em um bom projeto de iluminação, o que realça a decoração.

Assim, lâmpadas de LED nos espelhos, item muito usado para ampliar os espaços, oferece aquele toque final.

 (Reprodução/Pinterest)

Para escolher as louças sanitárias, o ideal é buscar as peças brancas ou com cores mais neutras, como o champagne com acabamento matte. Os metais cromados combinam em um espaço cheio de surpresas. A presença da tecnologia nos equipamentos também é muito valorizada nesse estilo.

Estilo clássico

 

Ao contrário do moderno, o clássico é inclinado ao uso de detalhes rebuscados, formas torneadas e cores elegantes como dourado, prateado e branco. Atemporal, suas diretrizes são o luxo, a sofisticação e bastante informação visual. Dessa forma, os banheiros que seguirem esse perfil precisam ter a presença do mármore ou do porcelanato com padrão marmorizado.

 (Reprodução/Pinterest)

Além disso, espelhos com molduras trabalhadas, metais e louças em linhas retas ajudam a reforçar o classicismo. Por sempre se modernizar, esse desenho independe da época para ser bonito.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.