Continua após publicidade

Dicas para organizar a casa em janeiro

O início do ano te convida a rever pertences e hábitos para construir uma rotina mais eficiente

Por Larissa Faria
Atualizado em 28 fev 2024, 19h10 - Publicado em 13 jan 2021, 06h00
Aproveite a chegada de um novo ano para organizar os pensamentos e ambientes – uma boa mudança começa de dentro para fora, colocando a bagunça no lugar e mudando hábitos que não são saudáveis (Bench Accounting/Unsplash/Casa.com.br)

Você certamente já ouviu o lema “ano novo, vida nova”. É fato que a mudança de ano pode impulsionar muitas pessoas a refletirem sobre seus hábitos –  e com a organização da casa não poderia ser diferente. Afinal, se o lar está bagunçado, toda a rotina pode ser afetada, especialmente se você ainda está trabalhando em esquema de home office e dividindo seu tempo ajudando as crianças com as tarefas da escola. Mas há medidas simples que podem ser tomadas neste mês de janeiro que irão impactar positivamente todo o seu ano. Confira:

 

Planeje os seus objetivos


Quadro branco para planejamento mensal (R$ 30,25), na Amazon (divulgação/Casa.com.br)

Uma lousa com planejamento mensal (como a da foto acima) pode te ajudar a traçar e alcançar metas – sejam elas de organização da casa, do trabalho ou da vida escolar dos filhos. Também há versões impressas deste tipo de planner e você pode ainda utilizar blocos de papel autoadesivo para colocar recados pontuais. É recomendável que este tipo de calendário esteja sempre em um local de fácil visualização para que você não se esqueça das anotações importantes.

 

Descarte produtos vencidos

Observe a data de validade dos cosméticos e remédios que tem em casa. Junte todos os que não podem mais ser usados e leve até uma farmácia ou posto de saúde, porque estes locais fazem o descarte adequado dos produtos – já imaginou o impacto ambiental de jogar medicamentos no lixo comum? 

Continua após a publicidade

 

Reorganize o armário

(Sarah Brown/Unsplash/Casa.com.br)

Com a chegada do verão no Hemisfério Sul, as roupas de cama e banho pesadas (como os cobertores e roupões) podem ser guardadas por alguns meses no maleiro ou depósito. Priorize deixar à disposição as peças que usará mais na estação quente. Quando o inverno chegar, inverta a ordem: guarde as peças de verão e retorne o uso das de frio. Aproveite para rever o que não usa mais e o que deve ser limpo e enviado para a lavanderia – sapatos e casacos guardados por muito tempo, por exemplo, podem estar com poeira e mofo.

Continua após a publicidade

 

Faça a manutenção preventiva da casa

Um problema pequeno, quando ignorado, pode transformar-se em um gasto inesperado de dinheiro posteriormente. Aproveite para consertar o que está quebrado, chamando sempre profissionais especializados para os serviços, como um técnico que higieniza e revisa a máquina de lavar roupas. Se você tem seguro residencial, muitos destes trabalhos domésticos são cobertos, como a limpeza da caixa d’água. 

 

Deixe as boas energias fluírem

(Logan Nolin/Unsplash/Casa.com.br)

A faxina do lar não é apenas física, mas também mental e energética, segundo os conceitos de feng shui. Confira como esta prática milenar pode ajudar a atrair harmonia para a sua casa. 

 

Xô, coronavírus!

Infelizmente ainda estamos em meio a uma pandemia, e, por isso, os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19 devem permanecer. Se você ainda não tem um espaço adequado para limpar e armazenar os objetos ao voltar da rua, veja estas dicas para montar um hall de entrada e evitar trazer o coronavírus para dentro de casa – até mesmo celulares e computadores devem ser devidamente desinfetados

 

Publicidade