Casa Created with Sketch.

Feng shui: 5 dicas para começar o ano com boas energias

Saiba como organizar os ambientes e confira dicas de uma faxina energética para harmonizar o lar e a mente

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Se você se preocupa com as energias presentes na sua casa, certamente já ouviu falar sobre o feng shui. Esta prática milenar tem o propósito de harmonizar e purificar os ambientes, atraindo, por exemplo, prosperidade e saúde. “Não são apenas detalhes da decoração, e sim estudos e conceitos que trazem benefícios para nós e a nossa casa”, afirma Cristina Knorich, consultora de feng shui há mais de quinze anos e professora do tema no Astrocentro.

Cristina Knorich Cristina Knorich, consultora e professora de feng shui no Astrocentro

Cristina Knorich, consultora e professora de feng shui no Astrocentro (divulgação/Casa.com.br)

Ela conta que analisa desde o tipo de terreno até a estrutura da construção, posição e disposição de móveis e objetos para conseguir atingir os objetos do dono da casa. Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas resolvem mudar a decoração, às vezes se desfazendo de coisas antigas para dar lugar a novas, assim como o novo ano.

Pensar em fazer uma grande faxina na casa pode te desanimar só de pensar, mas, acredite: os benefícios podem ser poderosos! “Com uma boa limpeza física e mental, você abrirá espaço para novas coisas. Concentre o seu pensamento no fato de que você tem prosperidade e não precisa guardar o que não é usado, pois tudo o que deseja irá conseguir”, aconselha a consultora.

Pensando nisso, convidamos a Cristina para compartilhar 5 dicas de feng shui para começar o ano com boas energias na casa:

1 – Desapegue

Desapegar-se do passado é permitir que coisas novas cheguem a você e a sua casa

Desapegar-se do passado é permitir que coisas novas cheguem a você e a sua casa (Lordn / ThinkStock/Getty Images)

Tire tudo o que não está sendo usado, abrindo espaço para uma nova vida. “Doe o que puder e jogue fora o que não tem mais utilidade, mas sempre de maneira consciente para não agredir a natureza”, pontua Cris. Ela indica revisar roupas, sapatos e enfeites sobre os móveis e em armários. Sabe aqueles papéis que você não irá precisar mais? Aproveite para jogá-los fora também.

E faça o mesmo com tudo o que não te faz mais bem, afinal, o desapego não deve ser apenas físico, mas também espiritual. “Objetos que trazem recordações desagradáveis, como coisas que lembram um relacionamento que já acabou, devem ser retiradas da casa. Tenha em mente que um local com coisas paradas não gera movimento, pois está carregado de energia estagnada”, alerta.

 

2 – Tudo em ordem

Encanamento da área externa Atenção: vazamentos ou infiltrações de água podem influenciar na sua prosperidade financeira

Atenção: vazamentos ou infiltrações de água podem influenciar na sua prosperidade financeira (Unsplash/Kyle Glenn/Casa.com.br)

Certifique-se de que tudo está funcionando: não deixe relógios parados em casa e eletrodomésticos quebrados, como o fogão. Faça também a manutenção da estrutura da casa, como a limpeza da caixa d’água e revisão dos encanamentos. “Vazamentos ou infiltrações de água podem ser a causa de perda de dinheiro, então, é melhor consertá-los”, conta Cris.

3 – Faxina energética

“Umedeça um pano em água misturada com sal grosso e passe de dentro para fora dos ambientes para levar toda a energia negativa embora. Faça isso em cada cômodo agradecendo mentalmente ao universo por essa limpeza”, indica.

Mas, é claro, mantenha o sal longe de eletrônicos e eletrodomésticos. “E, após a limpeza, faça uma reposição de energia acendendo um incenso, direcionando a fumaça em todos os cantos e cômodos. Outra opção é passar pano na casa com água e gotas de anil”.

4 – Posição dos móveis

Cristina aconselha não colocar nenhum móvel em locais que atrapalhem a passagem, como um sofá atrás da porta de entrada. Tudo deve estar posicionado de maneira a permitir que as energias fluam, principalmente no primeiro cômodo da casa.

5 – Simpatias para atrair o que deseja

três moedas chinesas amarradas com uma fita vermelha

 (divulgação/Astrocentro/Casa.com.br)

Não é apenas a casa que deve ser harmonizada, mas também o seu corpo físico e mental. “Somos reflexo do que pensamos e de como agimos. Nossa conduta está diretamente relacionada ao nosso sucesso e fracasso”, finaliza a especialista, recomendando algumas simpatias para você e a sua casa:

Prosperidade financeira e sucesso: pendure três moedas chinesas atrás da porta de entrada da casa com um fio vermelho.

Sorte e alegria: na passagem do ano, escolha flores como girassol, margarida e rosa amarela para a decoração. No dia, você também pode vestir roupas e acessórios dourados, como joias de ouro.

Há também as dicas discretas: colocar uma nota de dinheiro de valor alto dentro do pé direito do sapato que você for usar na noite de ano-novo e ter cristais como ornamentos.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.