Casa Created with Sketch.

Como tirar e evitar mofo e mau cheiro nas roupas?

Aprenda a remover e prevenir manchas nas peças com essas dicas

Quer aprender como tirar mofo e mau cheiro das roupas? Reunimos diversas dicas da home expert Flávia Ferrari para te ajudar, explicando também como você pode evitar estes problemas nas peças.

Neste momento em que os eventos sociais foram reduzidos, consequentemente estamos usando menos roupas, o que pode causar mofo e mau cheiro nas peças. Imóveis que ficam muito tempo sem ventilação, como casas de veraneio, também costumam ser tomados pelo mofo, bolor e o “cheiro de casa fechada”. 

Aprenda, abaixo, algumas dicas para eliminar e prevenir mofo, bolor e mau cheiro nas roupas e ainda como deixá-las sempre cheirosas:

Como tirar mancha de mofo e bolor de roupas brancas ou coloridas?

Flávia indica fazer uma mistura de água sanitária com açúcar, na proporção de 1 litro de água sanitária para uma xícara de açúcar. Basta colocar a peça de molho nesta mistura e depois lavá-la normalmente. “Lembrando que é sempre super importante fazer o teste da mistura em um pedaço pequeno ou escondido do tecido antes de aplicá-la na peça por completo, pois alguns corantes desbotam”, pontua Flávia. 

 

Como evitar que as roupas estraguem?

 (Unsplash/Piotr Szulawski/Casa.com.br)

A home expert afirma que todos os tecidos precisam de cuidados especiais. “O importante é termos as condições adequadas para que eles não sejam danificados. Exemplos simples são evitar deixar as peças em lugares úmidos e também nunca guardá-las molhadas. Antes de colocar uma roupa com suor (como a da academia) no cesto de roupa suja, deixe-a arejando”, recomenda.

Há diversos produtos para evitar mofo que podem ser comprados no mercado. “O potinho anti mofo ajuda a capturar a umidade e é mais eficiente que o giz, que pode ainda sujar as roupas”, conta Flávia. No vídeo abaixo, ela ensina a montar uma solução tão eficiente quanto as de potes anti mofo que são vendidos:

A limpeza constante de armários e outras superfícies também auxilia e pode ser feita com um pano umedecido com vinagre. 

 

Dicas para deixar as roupas perfumadas

 (Unsplash/Sarah Brown/Casa.com.br)

Muitas pessoas costumam deixar sabonetes nos armários para perfumar o ambiente e as roupas, mas Flávia conta que isso pode trazer umidade e manchar as peças. Para deixá-las perfumadas sem estragar os tecidos, Flávia indica pingar algumas gotas da essência de sua preferência em um potinho com bicarbonato de sódio e deixá-lo nas gavetas, armários e prateleiras. 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.