Como tirar mofo do guarda-roupa? E o cheiro? Especialistas dão dicas!

Lugares úmidos, fechados e escuros são os preferidos deste fungo. Saiba como fazer a inspeção, tratar e prevenir

Por Luiza Cesar Atualizado em 2 mar 2022, 18h17 - Publicado em 2 mar 2022, 19h00
Roupas penduradas no guarda-roupa
mentatdgt/Pexels

Abrir o guarda-roupa e se deparar com mofo se espalhando pelas suas roupas não é nada divertido. Este micro-organismo, que se desenvolve com excesso de umidade e falta de luz, pode aparecer quando o móvel está encostado em uma parede úmida ou posicionado em um cômodo com esta característica.

Uma casa de praia, por exemplo, é perfeita para esse bichinho, pois a umidade do ar acaba tomando conta do local. No caso do armário, a escuridão e a falta de ventilação são os elementos que podem atraí-lo.

Roupas dobradas em gavetas no armário
Annie Spratt/Unsplash

Para resolver esse problema, é necessário seguir três passos: analisar o que pode estar causando a criação de uma casa de mofo, tratá-lo e depois estudar alternativas para evitá-lo.

A Yeda Suzuki, engenheira civil especializada em combater mofo em edificações, founder da MOFOout, o arquiteto Rafael Sera, especialista em manutenções e reformas, e a arquiteta Cristiane Schiavoni explicam tudo o que pode ser feito:

 

Guarda-roupa branco com porta de correr aberta
Reprodução/Pinterest

Veja também

Como tirar o mofo do guarda-roupa?

 

Se o mofo no guarda-roupa estiver em estado crítico, olhe primeiro se há algum tipo de vazamento ou infiltração na parede onde o móvel está encostado ou perto. Problemas como infiltrações e falhas no rejunte do banheiro são comuns e devem ser corrigidas.

O mofo também pode se desenvolver de forma superficial, precisando apenas melhorar a qualidade do ar do ambiente. Isso é essencial em todas as áreas da casa, mesmo as menos usadas.

Guarda-roupa aberto
Reprodução/Casa.com.br

Segundo Yeda, para tirar mofo de trás do guarda-roupa ou de dentro, é recomendado seguir estes passos:

  • Se o local estiver como mofo, utilize uma toalha descartável ou papel toalha, para evitar a contaminação de outros locais;
  • Aplique álcool ou lustra-móvel para a limpeza;
  • Após a limpeza do armário, use um secador na temperatura mais baixa para deixar o local bem seco.
Roupas empilhadas e dobradas
Sarah Brown/Unsplash
Continua após a publicidade

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa?

 

Muitas pessoas costumam deixar sabonetes nos armários para perfumar o ambiente e as roupas, mas isso pode trazer umidade e manchar as peças. Para deixá-las perfumadas sem estragar os tecidos, pingue algumas gotas da essência de sua preferência em um potinho com bicarbonato de sódio e deixe-os em gavetas, armários e prateleiras.

Guarda-roupa branco com roupas penduradas e bolsa em cima de gavetas
Meruyert Gonullu/Pexels

Como verificar se há mofo? Qual a periodicidade?

 

O ideal é que você sempre fique atento aos espaços da sua casa para identificar qualquer irregularidade. Em tese, um armário saudável não tem cheiro de mofo e não precisa de verificações periódicas.

Porém, como não faz mal uma atenção extra, verifique uma vez ou outra – principalmente no inverno – e tenha certeza de tudo o que está guardando e qual o estado das peças. Sempre que vestir uma roupa, note cheiro e manchas no tecido.

Guarda-roupa pequeno com a porta direita aberta
Reprodução/Pinterest

O que fazer para evitar?

 

Para evitar o mofo, guarde somente peças de roupas limpas. Atenção aos objetos de couro, como sapatos, bolsas e cintos, pois eles devem ser colocados em compartimentos específicos no armário. E foque sempre em manter a qualidade do ar no ambiente. Para que ele não aparece fique atenção na:

  • Renovação diária do ar
  • Limpeza no mínimo semanal do ambiente
  • Limpeza anual do armário

O arquiteto Rafael Sera também explica que: “Para evitar problemas com mofos e manchas nas paredes e tetos decorrentes de infiltrações recomendamos que seja feita impermeabilização em toda a construção, seja em subsolos, lajes, piscinas ou fundações. Afinal, a impermeabilização feita de maneira adequada pode durar até 25 anos, o que representa economia e bem-estar a longo prazo.”

Gif de roupas penduradas em cabides
Reprodução/Giphy

Bicarbonato é eficaz para tirar o mofo?

 

“O bicarbonato de sódio tem pH básico, os fungos se desenvolvem melhor em pH ácidos, então o bicarbonato ajuda a tirar mofo. Porém não é recomendado utilizá-lo em uma diluição, pois o residual da água da limpeza favorece a proliferação dos fungo”, explica Yeda.

A arquiteta Cristiane Schiavoni, fala que existem muitos produtos prontos para limpeza e soluções caseiras, como a de vinagre e bicarbonato.

 

Continua após a publicidade

Publicidade