Casa Created with Sketch.

4 testes rápidos para identificar vazamentos

Medir o hidrômetro e o nível da caixa d’água são algumas das dicas para evitar desperdício

 (Triider/Reprodução)

Com a crise hídrica, a economia tem sido uma das principais preocupações para os consumidores. Apesar disso, não é apenas a alta dos impostos que contribui para um valor mais alto da conta ao final do mês.

Além dos sinais clássicos de vazamentos ou infiltrações facilmente identificáveis como manchas no teto, paredes ou presença de mofo, existem outros indicativos que possibilitam a descoberta de problemas ocultos no sistema hidráulico da casa.

 (Tenor/Reprodução)

Mais que gastos mais elevados na conta, vazamentos também trazem riscos para a residência, desde a infiltração de água em móveis e equipamentos, até problemas estruturais como paredes que podem ceder. Por isso, é importante fazer manutenções e vistorias regulares no sistema hidráulico, com uma média de pelo menos 1 vistoria a cada 10 anos.

 (Better Homes and Gardens/Reprodução)

Para ajudar na identificação de possíveis vazamentos a Triider, plataforma de serviços gerais do país, separou 4 dicas de testes rápidos para fazer em casa:

1. Checagem do Hidrômetro

 

 (Silco Plumbing/Reprodução)

Este é um teste simples para identificar se há ou não algum vazamento no sistema hidráulico. O ideal é começar fechando as saídas de água e observar o medidor. Se o ponteiro parar, significa que não há vazamentos. Mas, caso o ponteiro continue girando, é sinal de que existe um problema. Essa é a hora de contratar um encanador.

2. Batida na Parede

 

Male Plumber’s Hand Repairing Sink Pipe Leakage With Adjustable Wrench

Male Plumber’s Hand Repairing Sink Pipe Leakage With Adjustable Wrench (Plumb Crazy Plumbing/Reprodução)

O teste da parede é usado para descobrir exatamente onde está o problema. Para isso, é necessário saber por onde os canos de água passam. Dando leves batidas na parede em toda a extensão do encanamento no local suspeitado, observar se o som é diferente em alguma parte do sistema. Ruídos anormais indicam possíveis vazamentos.

Veja também

3. Nível da Caixa D’água

 

 (Casa Mimosa Hidraulica/Reprodução)

Para identificar problemas na tubulação – que não deixam sinais visíveis nas paredes- em residências abastecidas pela caixa d’água, o teste consiste em fechar todas as torneiras, desligar os aparelhos que utilizam água e não usar os sanitários; na sequência, fechar a torneira da bóia da caixa e marcar o nível de água. Passada uma hora, se esse nível baixar, significa que há falhas no sistema.

Caso os canos não sejam alimentados pela caixa mas sim diretamente pela rede, é melhor fechar o registro e abrir uma torneira alimentada por ele – que normalmente é a do tanque – e esperar a água parar de sair. Nessa hora, pegue um copo cheio de água e coloque na boca da torneira. Se o líquido for sugado, é sinal de vazamento.

4. Vazamentos no Vaso Sanitário

 

 (Whipple Service Champions/Reprodução)

Basta jogar um pouco de borra de café dentro do vaso. Se ela não ficar depositada no fundo da bacia, quer dizer que existe vazamento no sistema hidráulico.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.