Casa Created with Sketch.

Estante para livros: 6 ideias para organizar em diferentes ambientes

Inspire-se com dicas de organização para compor uma estante carismática e acolhedora para suas obras

Arrumar um espaço para os livros é o segredo para conservá-los por muito tempo. Se você é um pessoa apaixonada por exemplares físicos de suas obras favoritas, alguns cuidados simples podem ser o suficiente.

Evitar poeira, deixar em um local arejado e sem incidência de umidade e com as lombadas viradas para o lado de fora são boas práticas que ajudam a preservar os livros, para isso, contar com uma boa estante centraliza os esforços e de quebra apoia na organização da melhor maneira.

As estantes de livros também podem compor a decoração de diferentes estilos – do mais sofisticado até um estilo mais industrial. A seguir, confira 6 inspirações de ambientes com livros para você copiar e criar o seu cantinho de leitura!

A estante de livros ganhou forma ao ser encaixada na escada, aproveitando de maneira esperta o pé direito alto do empreendimento para criar um espaço de leitura para toda a família. A solução foi uma boa pedida, principalmente porque aproveita a luz natural vinda da janela lateral e oferece uma experiência acolhedora aos moradores que podem se deitar no tapete ou se sentar em uma banqueta improvisada em meio ao móvel.

 

 (Camille Hermand/Instagram)

Essa sala se tornou um verdadeiro espaço de concentração para estudar, ler e até receber os amigos. A estante de livros foi montada seguindo o caminho da porta e deu vida ao ambiente com a cor azul contrastando com o piso terracota. Ainda assim, a composição de cores ficou leve e não comprometeu o clima aconchegante que o espaço pede.

 

O projeto contemplou um espaço que integrava o escritório com o amplo acervo de livros do morador. A marcenaria permitiu criar um móvel que uniu os dois espaços e abrigou a coleção de mais de dois mil exemplares e ainda alguns adornos que o proprietário trouxe de suas viagens.

O resultado foi uma décor harmoniosa, cheia de estilo e bastante sofisticada!

Nada como ter o seu próprio cantinho da leitura para os momentos de descontração, certo? Se o problema é metragem reduzida, as estantes em formato de escada são boas opções para acomodar livros e adornos sem ocupar muito espaço e de quebra mantendo uma composição cheia de personalidade.

 

estante de livros

Esse ambiente contou com uma estante nada ortodoxa para compor o espaço para leitura. A ideia foi ousada, mas a execução bem simples: posicionar nichos de maneira assimétrica para que o conjunto final ficasse em um desenho atraente e criativo.

Os livros foram mantidos de maneira organizada, e o local contou com duas poltronas próximo da janela para aconchegar os moradores.

 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Aproveitar os espaços superiores de um ambiente não é a única alternativa para se criar um estante de livros personalizada. Esse projeto optou por deixar os livros mais próximos do chão respeitando a altura da janela e sem comprometer a passagem do corredor.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.