5 dicas para aproveitar luz natural, mesmo quando você não tem muita

Com cores certas e peças-chave, é possível iluminar mesmo sem muito Sol!

Por Redação
Atualizado em 20 dez 2022, 21h49 - Publicado em 18 dez 2022, 19h00
Iluminação natural; luz natural; sala de estar; varanda integrada
A iluminação natural carrega consigo a sensação de bem-estar. Na integração entre a sala de estar e o jantar – que ganhou existência onde originalmente era a varanda –, a arquiteta Marina Carvalho conseguiu abranger a luminosidade, que adentra o fechamento de vidro, por toda área social. (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Um dos elementos chave de qualquer projeto de decoração é o aproveitamento da luz natural, já que um ambiente bem iluminado parece mais fresco, vivo e aconchegante.

Mas como sabemos que a tendência são os apartamentos pequenos, amontoados no meio de outros prédios, que até mesmo o Sol para secar a roupa no varal é difícil, separamos algumas dicas para fazer parecer que seu espaço possui mais luz natural do que ele realmente tem.

1. Espelho, espelho meu

Sala de jantar; mesa redonda de madeira; espelho circular; luminária branca
Projeto de Brise Arquitetura. (Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Essa é uma questão de física, mesmo. Os espelhos são superfícies que refletem a luz, então, com espelhos na decoração dá para aproveitar cada raiozinho de Sol e fazer ele se espalhe pela sala. Para quem estiver disposto a dar um passo a mais, os móveis espelhados, como mesas e balcões, podem ser uma forma não usual de incorporá-los nos ambientes.

2. Evite o pretinho

reforma-ape-112m-faz-cozinha-dobrar-de-tamanho-mouve-arquitetura-fotos-julia-ribeiro-55
Projeto de Mouve Arquitetura. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Tons escuros podem ser ótimos no guarda-roupa e também em alguns ambientes, mas para os locais com baixa luminosidade, eles são péssimos. Cores como preto e marrom, tanto em móveis quanto em peças de decoração, como tapetes, absorvem a luz e deixam o espaço mais quente, abafado e até um pouco mórbido. 

As cores claras (não necessariamente só o branco) ajudam a levantar a atmosfera, e iluminam também por reflexão da luz. 

3. Não tenha medo de brilhar!

Painel tv; laca brilhante; sala de tv; rack
AC Móveis Marcenaria Ltda (Reprodução AC Móveis Marcenaria Ltda/Pinterest)

Sinta-se livre para incorporar elementos brilhantes na sua decoração. Não estamos falando de móveis com glitter (mas se você gostar deles, vá em frente!), e sim daquelas peças com a superfície envernizada, chamada gloss, ou laca brilhante. Eles são muito elegantes e versáteis, servindo perfeitamente para salas, cozinhas e quartos.

Continua após a publicidade

Opções claras dessas peças ajudam a espalhar a luz que entra pelas janelas. 

4. Luz artificial

Sala de jantar com mesa circular e luminária
Projeto de Henrique Ramalho. (Produção visual: Studio Jefferson Stunner/Fotos: Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Essa é meio óbvia, mas quem não tem cão, caça com gato. As luzes artificiais são essenciais, mesmo em um local com boa iluminação. Uma boa dica para escolher a melhor opção é buscar lâmpadas de espectro total. Elas são feitas para simular a luz natural, portanto são mais quentes. 

5. Invista em plantinhas

14-15-plantas-que-crescem-em-locais-com-ar-seco
(Balcony Garden Web/Reprodução)
Continua após a publicidade

Se tudo der errado, plantas são a solução! Encontre espécies que não precisam de muita luminosidade como antúrios, orquídeas, pequenos cactos e algumas folhagens. Elas manterão o frescor da casa, purificando o ar, além de darem vida ao ambiente.

Mas não exagere nos vasos, muitas plantas podem acabar cobrindo as suas entradas de luz.

Publicidade