Casa Created with Sketch.

6 itens que você deve se desfazer para tornar sua casa mais segura

Alguns itens domésticos do dia a dia, aparentemente inofensivos, podem nos causar algumas dores de cabeça. Saiba como evitá-las na matéria!

 (Divulgação/Casa.com.br)

Cuidar de uma casa não é tão simples quanto parece. Para além de detalhes de manutenção e de preocupação com a proteção do imóvel, a organização também faz parte dos cuidados com a segurança.

Pode não fazer sentido à primeira vista, mas é verdade: é muito difícil organizar tudo o que se mantém em casa apenas por precaução. Apegar-se a pertences potencialmente úteis toca nosso profundo sentimento de lar como porto seguro – nosso armazém do que precisamos para viver.

Mas aqui vai um segredo: a melhor maneira de romper os laços que temos com os objetos que estão entupindo nossos espaços é analisar as razões pelas quais ainda nos apegamos a eles. Às vezes, seus itens de “possível utilidade” podem ser piores do que meramente inúteis – e mantê-los pode acabar sendo uma má ideia. Eles representam potenciais riscos à saúde e à segurança de sua casa e das pessoas que a habitam.

Portanto, se você deseja recuperar o espaço de seus ambientes, comece pela exclusão dos itens que representam uma desvantagem em serem armazená-los para mais tarde:

Pertences de cabos elétricos velhos

 (Divulgação/Casa.com.br)

Sejam as lâmpadas que você herdou da sua avó ou o emaranhado de cabos de extensão coletadas pelo seu pai, itens com cabos elétricos danificados são um risco eminente de choque e incêndio.

Caso ouse conectá-los, preste atenção naqueles cabos que estejam frouxos, desgastados ou quentes ao toque. Se o item com fio tiver mais de 20 anos, você também poderá examiná-lo em busca de recursos de segurança modernos, como lâminas polarizadas (em que um pino é maior que o outro para garantir que só possa ser conectado de uma maneira) e uma face grande do plugue que cubra os slots da tomada.

Se você decidir que seus cabos ou componentes eletrônicos com fio estão desatualizados, você pode renovar seus cabos ou cortá-los e doá-lo (outra pessoa pode amar as lâmpadas da sua avó o suficiente para renová-las).

Equipamento infantil obsoleto

Projeto de Maria Helena Bertola e Paulo Eduardo Reis Giordano para a CASACOR MS.

Projeto de Maria Helena Bertola e Paulo Eduardo Reis Giordano para a CASACOR MS. (MCA Estúdio/CASACOR)

Apegar-se a materiais de bebê enquanto sua família cresce pode economizar tempo e dinheiro. Apesar desta economia ser considerável, quando esses tipos de itens são armazenados por anos no sótão, é fácil esquecer que eles não podem mais fazer o que deveriam fazer com o mesmo nível de segurança.

Entre itens de crianças que podem ser considerados inseguros e que você deve deixar de lado, estão banquinhos de carro que já têm mais de 6 anos e capacetes quebrados ou velhos.

Produtos químicos que ameaçam combustão ou qualidade do ar interno

 (Divulgação/Casa.com.br)

Produtos químicos combustíveis, como óleo de motor ou gasolina, nunca devem ser mantidos perto de uma fonte de calor, como um aquecedor de água ou forno. Lembre-se: os panos manchados de tinta ou óleo também podem entrar em combustão.

Alguns produtos de jardinagem também são perigosos. Antes de guardar qualquer produto ou ferramenta embebida em químicos depois de um projeto de DIY, faça uma pequena pesquisa para garantir que é seguro fazê-lo. E se você está armazenando qualquer item e se sente em dúvida a respeito dele, vá em frente e livre-se. Riscos de combustão e inalação são razões para pensar duas vezes antes de manter algo que você não precisa.

Utensílios de madeira velhos ou rachados e tábuas

 (Divulgação/Casa.com.br)

Utensílios de madeira e tábuas de cortar trazem um elemento natural e bonito para cozinhar e são surpreendentemente higiênicos quando tratados corretamente (a madeira tem propriedades antibacterianas naturais). Mas, quando rachados, podem abrigar partículas de alimentos e os tipos de bactérias que nem mesmo as madeiras mais fortes conseguem dissipar.

Pequenas rachaduras em tábuas de madeira podem ser reparadas, mas se a rachadura tiver mais de 2 milímetros de espessura, livre-se dela!

Alimentos, condimentos ou produtos de beleza vencidos

 (Divulgação/Casa.com.br)

As bactérias também são as culpadas quando o assunto é alimentos e produtos pessoais que expiraram. Apesar de enlatados serem geralmente seguros para comer após a data de vencimento, há casos em que eles são muito antigos. Descarte quaisquer enlatados que tenham passado mais de quatro anos da data da embalagem ou estejam rachados, amassados, abaulados ou enferrujados.

Os produtos de beleza costumam ter datas de validade estampadas. Às vezes, você pode até encontrar o símbolo PAO, que indica por quanto tempo após a abertura ele pode ser utilizado. Usá-los após a data ou hora do PAO, no entanto, significa usar um produto menos eficaz – o que nem sempre é importante, mas pode ser se o produto for algo como protetor solar. Produtos desatualizados também podem causar irritação ou introduzir bactérias na pele.

Medicação antiga ou vencida

 (Divulgação/Casa.com.br)

Assim como alimentos expirados e produtos de beleza, os medicamentos vencidos não são necessariamente inseguros, mas podem perder sua eficácia. Considere se você deseja administrar um remédio para alergias menos eficaz (ou seja, expirado) ao decidir se deve mantê-lo ou reabastecê-lo.

A medicação também representa um risco de envenenamento para animais de estimação e crianças. Se você tiver um remédio prescrito que não estiver mais usando, verifique se ele está na lista de liberação do FDA. Esses medicamentos podem ser letais e devem ser descartados imediatamente. Confira as diretrizes da FDA para descarte seguro de medicamentos não utilizados que não estão na lista de descarte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s