Casa Created with Sketch.

5 dicas para iluminar seu banheiro com charme e funcionalidade

A arquiteta Nicole Gomes, da Labluz, explica os cuidados que devemos ter ao pensar na iluminação do ambiente. Confira!

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura.

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura. (Divulgação/Casa.com.br)

Quando falamos de iluminação, o banheiro sempre é um ambiente que requer bastante atenção em todos os projetos. Afinal, usar lâmpadas erradas pode desvalorizar um bom trabalho, enquanto uma boa iluminação é capaz de valorizar ainda mais o seu ambiente! Isso não é incrível?

Para você que deseja iluminar o banheiro com charme e funcionalidade, não deixe de conferir abaixo as dicas da arquiteta Nicole Gomes:

Atenção para bancada!

Projeto de Thelma Epstein.

Projeto de Thelma Epstein. (Divulgação/Casa.com.br)

A maior dúvida na hora de projetar, sem dúvidas, é escolher a iluminação da bancada. Luz demais? Luz de menos? Branca ou amarela? Essas perguntas e dúvidas estão entre as mais frequentes entre os moradores.

A primeira dica para a iluminação da bancada é usar uma luz frontal difusa, pois ela tira todas as sombras do rosto – sendo ótima para fazer maquiagem e barba –, além de servir como uma luz de cima para apoio. Vale ressaltar que é muito melhor usar uma luz amarela neutra do que uma branca para não haver distorção de cores.

Espelho

Projeto de Bel Urtiga.

Projeto de Bel Urtiga. (Divulgação/Casa.com.br)

Outra possibilidade é iluminar o espelho, o que é uma solução com ótimo custo benefício, pois além de decorar e deixar o banheiro com ar moderno, a iluminação é super funcional.

A luz indireta é ótima para essa área da bancada e ainda fica charmoso. Nesse caso, o mais indicado é a fita de LED, deixando o detalhe mais delicado.

Luz dentro do box

Projeto de Bel Urtiga.

Projeto de Bel Urtiga. (Divulgação/Casa.com.br)

Uma ideia é não centralizar o ponto para que não fique em cima do usuário e crie sombras. A alternativa é deslocar para o canto ou focar em uma das paredes – pois, destacando o revestimento, a luz volta por reflexão e cria um clima agradável e gostoso.

Além disso, oferece a possibilidade de um banho super relaxante. Uma sanca com fita de LED também cumpre super bem esse papel e fica muito agradável.

Tom da luz

Projeto de Nathalie Gomes.

Projeto de Nathalie Gomes. (Divulgação/Casa.com.br)

Outra dica importante é a tonalidade da luz, que deve ser amarela neutra, pois, como dito antes, a branca distorce as cores. E, em banheiros, é necessária a nitidez e cores puras e reais, não é mesmo?

Dica extra

A iluminação do lavabo não deve ser pensada como a iluminação de um banheiro social ou de uso diário. O lavabo deve ser pensando como um ambiente mais cênico.

Apesar de ser um banheiro, normalmente não é usado no dia a dia. Portanto, você pode abusar de uma decoração mais intimista, um revestimento diferenciado e mais escuro e uma meia luz para criar um clima.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s