Continua após publicidade

7 dicas valiosas para fazer um bancada de estudos perfeita

Iluminação correta, altura ergonômica, pontos de elétrica bem distribuídos... os toques do Lá Na Teka são bem práticos para o seu espaço de estudos

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h42 - Publicado em 3 dez 2019, 19h29
(Divulgação/Casa.com.br)

É cada vez mais comum que a arquitetura dos quartos seja multifuncional, acomodando assim o papel tradicionalmente remetido a outros cômodos. Esse fenômeno ganha ainda mais força quando os moradores buscam otimizar os espaços da casa ou de apartamentos pequenos. Em vez de se ter um espaço inteiramente dedicado ao home office, por exemplo, pode-se optar por incluir no ambiente de dormir um lugar dedicado aos estudos.

É aí que entram as bancadas! Podendo serem encaixadas na parede sem atrapalhar o fluxo de passagem, elas são ótimas opções para quem deseja estudar sem deixar de lado o conforto do quarto. Para você que se interessou e agora deseja montar uma, confira abaixo 7 dicas do escritório Lá Na Teka para o planejamento da instalação:

Iluminação

(Divulgação/Casa.com.br)

A iluminação precisa ser bem distribuída por toda a bancada, e dê preferência a uma lâmpada de cor neutra – uma ótima opção é a lâmpada T5.

Altura adequada

(Divulgação/Casa.com.br)

É muito importante estar atento a altura e faixa etária da criança, assim a altura da bancada e cadeira ficarão de acordo.

Continua após a publicidade

Cadeira confortável

(Divulgação/Casa.com.br)

Quando falamos em conforto, não estamos falando de relaxamento, mas sim de ergonomia. A cadeira precisa estar na altura correta para a bancada e também apoiar a coluna.

Gavetas

(Divulgação/Casa.com.br)

Se você tiver espaço para elas, use! São ótimas para acomodar o material necessário e deixar a bancada livre daquela baguncinha!

Painel de atividades

(Divulgação/Casa.com.br)

O painel – que pode ser em madeira, metal ou cortiça – é muito bacana para crianças maiores e adolescentes. Eles conseguem organizar as tarefas do dia a dia, planejar a semana e, assim, aprendem a administrar o tempo, além de ter um espaço dedicado a fotos e lembretes!

Organização

(Divulgação/Casa.com.br)

Não podemos esquecer de lápis, canetas e outras miudezas, né? Nichos e potinhos, portanto, são bem vindos para deixar esse material sempre a mão e ter uma bancada limpa e organizada.

Continua após a publicidade

Pontos de elétrica com fácil acesso

(Divulgação/Casa.com.br)

Não podemos esquecer que essa geração é super tecnológica e que fazem parte do seu dia a dia celulares, tablets, notebooks e outros… Ter “passa fio”, réguas e até pensar em tomadas de bancada na marcenaria lhe trará um conforto a mais e não deixará fios amostra!

Publicidade