6 dicas para organizar os alimentos na geladeira de forma correta

Não sabe como usar cada um das dezenas de compartimentos do eletrodoméstico? Descubra aqui na matéria!

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h41 - Publicado em 11 dez 2019, 15h09
Divulgação/Casa.com.br

Quem nunca voltou para casa depois de uma compra grande e ficou se perguntando onde guardar cada alimento na geladeira? Pois é, este questionamento é mais comum do que se pensa e é capaz de atingir a praticamente todos os moradores. Mas não se preocupe – a gente pode te ajudar, independente de qual seja o modelo da sua geladeira.

Se você também quebra a cabeça para encaixar tudo no lugar certo, existem seis dicas infalíveis para organizar e conservar os alimentos na geladeira da forma correta. Dá uma olhada!

Parte superior – frios e laticínios

Divulgação/Casa.com.br

No compartimento extra frio, localizado na parte superior do refrigerador, é ideal que se conserve os frios e laticínios, como iogurtes e queijos.

Além de gelar bebidas mais rápido, esta parte garante o não congelamento. 

Primeira prateleira – ovos, manteiga e sobras de comida

Divulgação/Casa.com.br

Essa prateleira é ideal para armazenar manteiga, ovos – nunca coloque-os na porta, pois a constante mudança de temperatura pode acabar estragando o produto.

Sobras de alimento também cabem aqui, mas lembre-se: elas devem ser sempre armazenadas em potes com tampa, nunca na panela.

Segunda prateleira – leite, doces e alimentos enlatados

Divulgação/Casa.com.br

Na segunda prateleira você pode guardar leite, doces, alimentos enlatados, garrafas de suco, vinho e outros que não precisam de máxima refrigeração.

Continua após a publicidade

Para facilitar ainda mais, alguns modelos de geladeira contam com um sistema em que as prateleiras podem ser ajustadas em até oito níveis de altura para acomodar itens de diversos tamanhos, sem precisar tirá-los da geladeira.

Porta da geladeira – latas, molhos e refrigerante

Divulgação/Casa.com.br

Na porta, o indicado é guardar molhos como o de tomate, pimenta, inglês, ketchup, mostarda, maionese, vinagre e garrafas de refrigerante.

Quer facilitar mais ainda? Então use um porta latas – assim você pode levar as suas latas da geladeira para o freezer e do freezer para a sua mesa.

Parte inferior – legumes, verduras e frutas

Divulgação/Casa.com.br

Gavetão Hortifrúti: presente na parte inferior das geladeiras, o gavetão tem a temperatura e umidade ideais para o armazenamento de frutas, legumes e verduras.

Horta em Casa: alguns modelos de geladeira contam com um compartimento que mantém as verduras conservadas pelo dobro do tempo.

Frutaria: além do gavetão, você pode também pode armazenar as suas frutas na fruteira presente em alguns modelos. Localizada na porta da geladeira, o compartimento protege e deixa as suas frutas mais visíveis.

Freezer

Divulgação/Casa.com.br

No freezer você deve guardar os alimentos congelados. Antes de armazená-los, é importante verificar se o recipiente é resistente a baixas temperaturas. Atenção: algumas embalagens plásticas e principalmente o vidro podem estourar.

Continua após a publicidade

Publicidade