Casa Created with Sketch.

8 materiais baratos que podem transformar uma casa

Você pode encontrá-los facilmente na loja do seu bairro e eles podem te garantir um resultado melhor do que o imaginado!

 (Divulgação/Casa.com.br)

É verdade que o mundo do design de interiores não carece de opções – talvez nunca tenhamos tido melhor acesso a uma variedade de matérias-primas e superfícies tecnologicamente avançadas –, mas às vezes as possibilidades mais interessantes estão bem abaixo do nosso nariz.

Um exemplo são as prateleiras da loja de ferragens do seu bairro. Conforme comprovado por alguns dos melhores do mercado, o que geralmente é considerado material de construção barato (madeira compensada, blocos de concreto etc.) pode ser realmente fascinante se exposto.

Quer saber como? Então confira abaixo oito matérias-primas baratas que podem transformar completamente a aparência do seu interior – para melhor!

Madeira compensada

Uma prateleira de madeira compensada no escritório do designer Neal Beckstedt aparenta ser feita de algo muito mais sofisticado.

Uma prateleira de madeira compensada no escritório do designer Neal Beckstedt aparenta ser feita de algo muito mais sofisticado. (Eric Piasecki/Divulgação)

Embora tecnicamente não disponha de glamour – é um monte de folhas de madeira coladas – o compensado é realmente formidável: cada camada é alternada em 90 graus para aumentar sua durabilidade, e um número ímpar delas no total reduz a deformação.

Além disso, é bonito e custa pouco, e pode ser uma escolha inteligente para projetar embutidos e prateleiras sem o preço de uma fibra mais fina.

Blocos de concreto

 (Divulgação/Casa.com.br)

O concreto derramado e revestido por painéis pode ser a escolha mais óbvia, mas os blocos de concreto diários também podem dar um efeito industrial sofisticado a paredes e pisos.

O truque é simplesmente não revesti-los com tinta brilhante, o que os fará parecer mais com os high schools dos anos 1990 do que com um armazém chique.

Além disso, quando postos sob tampos, podem fazer as vezes de pés de centro.

Telhas acústicas

 (Divulgação/Casa.com.br)

Prezados principalmente por sua capacidade de absorver e emitir sons, os revestimentos acústicos também são modernos.

A equipe do Float Studio, por exemplo, o usou para revestir as paredes de algumas cabines telefônicas do escritório – sem pintura, para causar impacto visual.

Tubos de cobre

Uma maneira legal de dispor as plantinhas de casa com tubulações de cobre.

Uma maneira legal de dispor as plantinhas de casa com tubulações de cobre. (Divulgação/Casa.com.br)

Embora normalmente seja mais cara do que materiais menos chamativos, a tubulação de cobre ainda não é uma compra exorbitante para pequenos projetos.

Uma vez armado com o material suficiente, você pode cortá-lo usando um dispositivo fácil de usar e enroscar prateleiras penduradas de utensílios, mesas laterais e até torneiras.

Cera

O quarto de Beckstedt no Kips Bay Showhouse.

O quarto de Beckstedt no Kips Bay Showhouse. (Alan Barry Photography/Divulgação)

Para um acabamento aguado, mas protetor, de qualquer gesso de construção, tente usar cera da maneira que Neal Beckstedt fez sobre a enorme e ondulada lareira negra em seu quarto no Kips Bay Showhouse 2017.

Garantimos que nenhuma tinta vai lhe dar uma aparência brilhante assim!

Cortiça

Em uma casa em Connecticut projetada por Miles Redd, uma parede de cortiça cobre a sala de jogos.

Em uma casa em Connecticut projetada por Miles Redd, uma parede de cortiça cobre a sala de jogos. (Miguel Flores-Vianna/Divulgação)

Não apenas para enquadrar e cobrir com lembretes, as folhas de cortiça também podem ser usadas para adicionar uma superfície visualmente textural em pisos e paredes (atualmente você pode até encontrá-la pré-fabricada como revestimento de parede).

Chapa de aço

Em um loft de Manhattan da MR Architecture + Décor, a porta corta-fogo revestida de aço e seu sistema de polias de contrapeso refletem o passado industrial do edifício.

Em um loft de Manhattan da MR Architecture + Décor, a porta corta-fogo revestida de aço e seu sistema de polias de contrapeso refletem o passado industrial do edifício. (Joshua McHugh/Divulgação)

Disponível em uma ampla variedade de medidas e acabamentos, as chapas de aço podem ser moldadas em portas, tampos de mesa, paredes e similares.

Quadro de cavilha

 (Divulgação/Casa.com.br)

Embora, talvez seja uma escolha óbvia para fins organizacionais na cozinha, por exemplo, uma parede de tábua de estacas também pode ser usada apenas para adicionar um toque inesperado (especialmente quando pintada de uma cor ousada) a outras paredes.

Oversized, ficam especialmente divertidos.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.