Como fazer seu próprio terrário

Ele é uma ótima opção para incluir o verde mesmo em espaços pequenos, além de exigir poucos cuidados

Por Kym Souza
Atualizado em 9 ago 2024, 00h15 - Publicado em 9 mar 2021, 06h00
como cuidar de terrários de cactos e suculentas
 (dinachi / Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Quer uma plantinha em casa, mas não sabe se vai conseguir cuidar do jeito certo? O terrário pode ser uma ótima opção, pois além de precisar de pouca manutenção, você pode fazer o seu próprio mundinho verde. Gostou da ideia? Veja o passo a passo:

Antes de montar

Como fazer seu próprio terrário. Na foto, terrário em recipiente de vidro
(Katarzyna Modrzejewska/Pexels)

Recipiente

Para escolher onde vai montar o seu terrário, o seu recipiente precisa ser de vidro e fundo o suficiente para as raízes das plantas. Você pode comprar, ou encontrar alguma peça que está guardada há muito tempo, como um aquário, luminária, taças ou vasos.

Plantas

O aconselhado é optar por plantas mais resistentes e que tenham cuidados parecidos, como rega e tipo de luminosidade. As mais comuns são samambaias, musgos, suculentas, cactos, etc.

Montando seu terrário

Continua após a publicidade
Como fazer seu próprio terrário. Na foto, terrário em recipiente triangular
(cottonbro studio/Pexels)

Cascalho e pedrinhas

São elementos que favorecem a drenagem e, quando posicionados na superfície, ajudam na composição visual, adicione carvão ativado caso não tenha orifício para drenagem. Espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura.

Solo

Dependendo do tamanho do seu terrário e do comprimento das raízes das plantas, você irá precisar de uma camada de terra com cerca de 5 a 8 centímetros. Aperte levemente a terra para eliminar o ar. Faça os orifícios na terra onde suas plantas estarão posicionadas.

Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno. Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.

Continua após a publicidade

Enfeites

Aqui, você pode usar sua criatividade, usando bonecos, pedras, decoração de aquário ou o quê achar mais a sua cara! Nós amamos esses dinossauros e personagens de Star Wars!

Cuidados

Como fazer seu próprio terrário. Na foto, mulher regando terrário
(Karolina Kaboompics/Pexels)

Regue as plantas

Enquanto os terrários fechados não precisam de rega, os abertos podem ser regados uma ou duas vezes por semana. Para as plantas como suculentas e cactos, a frequência varia para uma vez por mês

Continua após a publicidade

Fique de olho

Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.

Ventilação

Caso tenha escolhido um terrário fechado, é preciso ventilá-lo de vez em quando. Ainda que não seja obrigatório, a ventilação é indicada quando as plantas ficam secas ou se você perceber gotas de condensação na parede.

Publicidade