Continua após publicidade

Como cuidar de terrários com cactos e suculentas

Separamos algumas dicas essenciais para você saber exatamente como cuidar dessas plantinhas em recipientes de vidro

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 nov 2022, 12h13 - Publicado em 13 fev 2018, 10h30
como cuidar de terrários de cactos e suculentas
 (dinachi / Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Terrários são mais a nova sensação quando falamos em plantas, mas será que eles precisam de cuidados especiais? A resposta mais simples é: sim! Por isso, decidimos somar algumas dicas para você entender como cuidar de terrários com cactos e suculentas sem problemas. Veja a seguir:

1.Foco total na luz

Acredite se quiser, a maioria das espécies de cactos e suculentas precisam de luz para sobreviver. Como são acostumadas a ambientes áridos, e acumulam água nas folhas para sobreviver, é de se imaginar que a claridade seja a sua preferência. Coloque o seu terrário em um local iluminado e arejado para que ele continue bonito e saudável.  

2.Cuidado com a água

Suculentas e cactos são, por natureza, plantas que aguentam bem a falta de água. Ao mesmo tempo, é muito fácil as suas raízes apodrecerem por causa do excesso de rega. Junte isso ao fato de terrários não contarem com furos de drenagem e você tem uma receita para o desastre. O truque é regar o seu terrário quando a terra já está praticamente seca, jogando um pouco de água ao redor da base da planta. Uma dica é: essas espécies costumam ficar com as folhas levemente enrugadas quando precisam de água – ou seja, elas contam quando é a hora de serem regadas novamente.

View this post on Instagram

A post shared by Terrarios e Suculentas (@terrariosesuculentas)

Continua após a publicidade

3.Preste atenção às estações do ano

No verão, até mesmo plantas de lugares áridos precisam de um pouco mais de água. Para as suculentas e cactos não é diferente. Vale a pena manter a rega em uma vez por semana nos dias quentes e diminuir essa frequência para uma vez a cada quinze dias no inverno. Isso tudo, claro, sempre prestando atenção nas necessidades da sua planta. Preste atenção nos sinais que ela dá para saber exatamente o que ela precisa.

Vale lembrar que terrários são como pequenos ecossistemas dentro de um recipiente de vidro – e que podem viver anos e anos se bem-cuidados. Ou seja, vale a pena passar uns minutinhos a mais prestando atenção no que as suas plantinhas precisam.

Publicidade