Continua após publicidade

Primavera: 5 dicas para deixar a casa no clima da estação

Você não precisa gastar muito para repaginar a sua casa de um jeito prático e fácil

Por Luiza Cesar
Atualizado em 2 out 2024, 22h56 - Publicado em 19 set 2021, 19h00
Cobertura de 90 m² com home office no mezanino tem muito artesanato. Projeto de Samba Estúdio. Na foto, sala, banco de madeira de artesanato, arranjo de flores secas.
 (Isabela Mayer/Divulgação)
Continua após publicidade

Sinto cheirinho de primavera no ar! A estação é considerada por muitos como a mais bonita do ano, isso porque é nesse período que a floração de diversas espécies de plantas acontece. Logo, as paisagens ficam mais coloridas, alegres e vívidas. Com o momento que estamos vivendo, todo mundo poderia aproveitar um pouco de frescor e novos ares, não é?

Mini loft de 28 m² ganha décor wabi-sabi com tons terrosos e minerais. Projeto de Studio Leandro Neves. Na foto, quarto de casal, painel com cabeceira.
(Luiza Schreier/Divulgação)

Fique sabendo que você não precisa sair de casa para isso, traga a primavera para dentro de casa! Utilize toda a criatividade e inspiração que a estação das flores traz consigo e componha ambientes lindos! Para te ajudar com essa tarefa, a especialista Lívia Chervezan, coordenadora da categoria de organização e decoração na Telhanorte, aponta cinco dicas para deixar o lar com esse clima gostoso:

1. Explore as cores

Caixa de marcenaria verde abriga cozinha, bancada e tv em estúdio de 34 m². Projeto de Abrazo Arquitetura. Na foto, sala, parede e marcenaria azul, poltrona, tapete quadriculado colorido.
(Julia Herman/Divulgação)

Usar e abusar das cores nos itens decorativos é mais do que indicado, mas sempre apostando nas tonalidades que remetem à beleza da natureza. Lilás, coral, azul, rosa claro e verde mentolado são algumas opções.

Para não errar na combinação, use o círculo cromático para te ajudar a deixar os cômodos em harmonia. Você também pode conciliar esses tons com cores neutras, como o branco, dando maior destaque.

Continua após a publicidade

2. Invista em almofadas

Piscina retangular com deck amplo é centro das atenções em apê de 500 m². Projeto de Ana Cano. Na foto, sala de estar, sofá marrom, almofadas verdes, tapete colorido.
(Lilia Mendel/Divulgação)

Esse é outro truque que deixa o espaço renovado, mudar as almofadas. Escolha tonalidades vibrantes para montar uma composição alegre ou mescle estampas para deixar tudo mais divertido.

Veja também

3. Opte por papéis de parede

Painéis em muxarabi de MDF delimitam hall e abrigam TV em apartamento de 115 m². Projeto de MRG Arquitetura. Na foto, lavabo com papel de parede estampado.
(Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Produção visual: Dandrade Design de Interiores/Divulgação)
Continua após a publicidade

Os papéis de parede são uma ótima alternativa para transformar o lar, além de serem fáceis e práticos. Para se alinhar com a primavera, os melhores modelos são os floridos – deixando o espaço mais delicado e refrescante.

Ele pode ser em todo o ambiente ou apenas para destacar um ponto.

4. Quadros decorativos são cartas na manga

Feito à distância, apê de 160 m² em Portugal ganha décor com clima carioca. Projeto de C.W. Arquitetura. Na foto, sala com quadros e sofá branco.
(Marcelo Barbosa/Casa.com.br)

Já entendemos que o objetivo é florir a casa, certo? Então por que não utilizar quadros decorativos com imagens ou desenhos de flores?

Continua após a publicidade

Coloque-os na parede ou sobre aparadores e estantes para compor diferentes cômodos nesse período.

5. Escolha uma roupa de cama

Depósito vira linda cabana no lago de 100 m², com duas suítes e varanda. Projeto de Roberto Souto Interiores. Na foto, quarto de casal, cama de metal.
(Fotos: Sambacine/Co-produção visual: Leila Bittencourt Arq/Divulgação)

Nos quartos, valorize a roupa de cama. Comece com estampas florais ou tons pastel – como o rosa, azul ou amarelo nas capas de duvets, lençóis ou edredons.

Além de destacarem o clima descontraído da primavera, mantêm a sensação de aconchego e conforto que esse cantinho tanto demanda. Afinal, quem nunca quis dormir rodeado pela natureza?

Publicidade