Dicas para escolher a roupa de cama

Saiba como montar um enxoval dos sonhos

Por Luiza Cesar Atualizado em 14 set 2021, 12h10 - Publicado em 15 set 2021, 13h00
Reprodução/Giphy

Um bom jogo de cama é coordenado com o estilo de decoração do quarto e faz toda a diferença para os que desejam noites tranquilas e aconchegantes. A escolha ideal garante harmonia, beleza e um toque macio e suave – proporcionando bem-estar. Pensar na qualidade também assegura a durabilidade das peças.

Ketut Subiyanto/Pexels

Aposte em ao menos dois jogos neutros e que possam ser combinados com os mais coloridos ou estampados. Sendo assim, o ideal é ter ao todo quatro conjuntos. Tenha em mente as medidas da cama e altura do colchão. Em média, colchões possuem 18 cm de altura, enquanto os de mola podem ser maiores, variando de 28 a 46 cm.

Para te ajudar a fazer as melhores escolhas, Carina e Ieda Korman, profissionais do Korman Arquitetos, separaram algumas dicas imperdíveis:

1. De olho nas fibras

 

Reprodução/Giphy

As fibras da roupa de cama fazem toda a diferença na hora de garantir conforto e toque macio. Por isso, os tecidos naturais são os melhores. Atente-se também ao número de fios, que determina o quão agradável a peça será. Para lençóis e colchas, aposte em jogos de no mínimo 200 fios e, se possível, 100% algodão.

Reprodução/Giphy

Os enxovais de percal, seda e cetim também são macias, mas retém muito calor. Já os de tecido sintético, uma alternativa mais em conta, são menos aconchegantes do que os de algodão.

Continua após a publicidade

2. Como compor o conjunto

 

JP Image/Divulgação

Uma vez definido o estilo ideal de roupa de cama, é o momento de escolher as peças que o compõem. Você precisará dos quatro jogos de lençóis, ao menos um edredom, fronhas avulsas, um cobertor ou manta, uma colcha ou cobre leito, duas capas protetoras de edredom e uma saia em caso de cama box.

Veja também

Reprodução/Giphy

No caso dos travesseiros, uma cama de casal recebe bem dois grandes, acompanhados de uma dupla de porta-travesseiros encostados na cabeceira. Os travesseiros menores e almofadas também possuem espaço na decoração e deixam tudo mais convidativo.

3. Cuidados

 

Gui Morelli/Divulgação

O indicado é fazer uma troca semanal das peças, mas em períodos quentes esse número pode diminuir para a cada três ou quatro dias e, em casos de manchas, o lençol deve ser trocado imediatamente.

Para lavá-los, separe os tecidos brancos dos coloridos e não misture com as suas roupas do dia a dia. Deixe-os secar à sombra e tudo bem estendido. Os travesseiros requerem o mesmo cuidado, coloque-os ao sol ou para ventilar regularmente.

Continua após a publicidade

Publicidade