Moderno e orgânico: a trend para se reconectar com a natureza

Aposte em formas orgânicas e tons naturais para decorações elegantes e atemporais

Por Redação Atualizado em 20 abr 2022, 16h01 - Publicado em 21 abr 2022, 19h00
Sala de estar em tons complementares de bege e branco. Há marrom também vindo da madeira que compõe a estrutura do teto, a luminária entalhada e a mesa de centro, que é uma seção de tronco de árvore. Há ainda um grande sofá com arestas arredondadas.
Reprodução/Pinterest

A inspiração na natureza é uma tendência que continua a ganhar força no design contemporâneo. O uso de formas orgânicas – mais fluidas e curvilíneas, tanto nos projetos arquitetônicos quanto no décor, ajuda a destacar os ambientes com tom moderno de forma leve e minimalista.

Sala de estar integrada com sala de jantar. O sofá e a mesa são em madeira e o destaque fica para as magras plantas arbóreas que dividem os ambientes.
Reprodução/Pinterest

O conceito do design biofílico, por exemplo, propõe incorporar elementos naturais aos espaços construídos e é mais uma maneira de criar uma atmosfera acolhedora, em conexão com a natureza.

Para quem quer usar essas propostas na hora de reformular a casa sem reformas, apostar em itens de decoração pode ser uma ótima alternativa. Pensando nisso, separamos uma seleção de projetos que podem inspirar ideias para ambientes poéticos e charmosos:

Jogo de espelhos

Sala com parede revestida em uma espécie de mármore acinzentado decorada por três espelhos recortados em formas irregulares arredondadas. Uma mesinha e cadeira minimalistas pretas arrematam a composição.
Divulgação/Casa.com.br

Os espelhos com cortes curvos e ovais fazem toda a diferença na decoração. São uma maneira de elevar a identidade visual e melhorar a sensação de amplitude e iluminação.

Elegante e atemporal

Detalhe de mesa de centro preta, decorada por vasos de vidro em formas sinuosas. Um livro de fotografia aberto compõe a decoração.
Eduardo Macarios/Casa.com.br

Neste living, projetado pela arquiteta Carolina Bonetti, os itens de décor ajudam a criar o tom elegante e funcional, com o jogo de cores e formas dos diversos elementos, como o design clean da mesa de apoio. Em conjunto com os vasos orgânicos, é uma dica para quem quer levar mais verde para dentro de casa e criar uma atmosfera bonita e despojada.

Painel verde

Quarto mobiliado com móveis em tons complementares de bege e cinza. A parede de cabeceira se destaca pela cor verde pastel e o quadro, releitura de Abaporu.
Patricia Amancio/Casa.com.br

Essa suíte master oferece uma atmosfera solar e traz a brasilidade como principal inspiração. A profissional Patrícia Borba optou pela combinação de diferentes texturas, encontradas na cabeceira com a palha indiana. O painel de vegetação é o ponto alto do projeto, explora a biofilia de forma inusitada.

Calha Úmida

Cozinha em tons complementares de branco, bege e marrom. A bancada da pia forma uma ilha no ambiente. Atrás da pia está a calha molhada, em que se encontram ervas e temperos plantados.
Marcelo Stammer/Casa.com.br

A calha úmida é outra tendência em alta na decoração. Solução queridinha dos arquitetos e designers, une o estilo funcional e estético, pois elimina a necessidade do escorredor de pratos na bancada, por exemplo.

Continua após a publicidade

Alguns modelos também oferecem a opção para hortas, como no caso do projeto de Bruna Souza, do escritório BE Studio. Para essa cozinha, a profissional explorou a calha úmida no conceito biofílico, deixando a mão os temperos naturais na hora de cozinhar.

Mix de Texturas

Sala de estar com tv. Ambiente em tons complementares de branco, bege e marrom. Há uma mesa de centro preta e cadeiras acolchoadas, estruturadas em madeira escura.
Marcelo Stammer/Casa.com.br

As cortinas têm uma função fundamental na hora de controlar a incidência de luz natural dentro do imóvel. Escolher peças com acabamento em linho e outros fios naturais proporciona um mix de texturas único que evidencia o décor.

Além disso, tecidos permitem a entrada da luz e auxiliam a conexão com os ambientes externos, influenciando na sensação de bem-estar. A arquiteta Mariana Paula Souza optou pelas grandes cortinas que permitem fazer a união com o ambiente natural, de forma sofisticada.

Tapetes orgânicos

Sala com móveis e paredes em tons complementares de branco, bege e marrom. O destaque fica para o tapete verde.
Eduardo Macarios/Casa.com.br

Tapetes com formas orgânicas podem ser uma ótima alternativa para quem busca ousar e trazer mais personalidade aos ambientes. O projeto da arquiteta Gabriela Casagrande apresenta o tapete em tons de verde como uma peça de destaque no décor. Com design exclusivo, ele foi usado de forma estratégica para proporcionar uma maior interação com as formas da natureza.

Conexão com Leveza

Sala com móveis e paredes em tons complementares de branco, bege e marrom.
Eduardo Macarios/Casa.com.br

Neste living, Nathalia Loyola desenvolveu um grande painel de madeira para aquecer o espaço. A arquiteta apostou em uma tabela cromática de tons claros para conferir um toque de leveza à rusticidade do material – laca branca, piso claro e mármore Branco Paraná harmonizam a composição. A madeira também garante a comunicação com a paisagem, fazendo a conexão com a natureza.

Arquitetônico e moderno

Fachada de casa retangular em linhas retas com portas e janelas de madeira.
Eduardo Macarios/Casa.com.br

Assinada pelo Sum Architecture, esta residência de mais de mil m² alia arquitetura moderna e escandinava. Grandes esquadrias e elementos em balanço formam uma composição com proporções longilíneas e leves, deixando materiais naturais aparentes.

A construção enaltece o terreno alto, com vista privilegiada para uma bela área de preservação com lago em Curitiba. Amplos e integrados, os 21 ambientes proporcionam interação com a natureza – iluminação e ventilação natural são prioridades. Para complementar o paisagismo, tons de verde e azul no décor, que também destaca móveis de design assinados e obras de arte.

Paleta de cores

Detalhe de sala de estar com sofá bege claro pequenas mesas de apoio de tampo redondo. No canto atrás do sofá um arranjo de folhas secas de cor próxima a do sofá.
Bia Nauiack/Casa.com.br

João Callas e Leonardo Schmitt apostam na paleta de cores naturais para criar um ambiente convidativo e aconchegante. Neste living, os profissionais optaram por uma composição tom sobre tom, com destaque para o tapete e para o capim dos pampas secos. O mix de texturas dos materiais escolhidos cria uma atmosfera relaxante, confortável e de bem-estar no espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade